Usuários respondem pesquisa sobre transporte coletivo de Joinville

Publicada em 01/06/2022 às 14:48
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Usuários dos terminais do Itaum e Sul participaram de uma pesquisa de qualidade geral do transporte coletivo de Joinville, nesta terça-feira (31/5). A iniciativa integra o estudo da modelagem do transporte que vai direcionar a licitação do serviço por parte da Prefeitura de Joinville. O trabalho está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Os pesquisadores, identificados com crachá e camiseta, fazem perguntas sobre quantos dias utiliza o transporte, a linha que utiliza, por qual motivo, se usa integração, que forma de pagamento utiliza, se os veículos cumprem horários, o tempo de espera, a conservação da frota, a limpeza dos ônibus, entre outras questões.

Os pesquisadores também registram a opinião sobre a limpeza dos terminais, a segurança da viagem, o atendimento dos motoristas e a questão da segurança.

“Achei ótima essa pesquisa, é muito bom saber o que as pessoas estão pensando para poder melhorar, é uma maneira de aperfeiçoar”, disse a confeiteira Criziane Leite, que esperava no Terminal do Itaum para voltar para casa, no Paranaguamirim.

A pesquisa é rápida, leva poucos minutos, e os pesquisadores cadastram os dados de forma eletrônica.

“Gostei de participar, foi a primeira vez que respondi uma pesquisa assim. Achei bom, especialmente se vão fazer alguma coisa para mudar”, avaliou a operadora de caixa Rita Steffens, usuária do transporte público de Joinville desde que ele foi implantado.

Até sexta-feira (3/6), a coleta de dados deve ser realizada com cerca de 2 mil pessoas. Na quarta-feira (1º/6), o trabalho segue nos terminais do Iririú, Guanabara e Tupy. Na quinta-feira (2/6), os pesquisadores estarão nos terminais Central, Nova Brasília, Pirabeiraba e Vila Nova. Na sexta-feira (3/6), é a vez do Terminal Norte.

“O trabalho da Fipe compõe uma série de pesquisas. Essa primeira quer conhecer o usuário e a expectativa dele. Isso vai fazer com que a gente conheça a real necessidade dos usuários do transporte coletivo de Joinville. Esses indicadores vão permitir que a fundação indique o novo modelo”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.