Usuários do transporte coletivo de Joinville contam com ferramenta on-line para informações em tempo real

Publicada em 03/03/2023 às 09:07
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Unidade de Transportes - SEINFRA.UTP

Os usuários do transporte coletivo de Joinville contam com uma eficiente ferramenta tecnológica que oferece informações completas sobre o serviço, em tempo real: o site www.onibus.info. A plataforma é uma iniciativa das empresas Gidion e Transtusa, que operam o sistema na cidade.

A plataforma on-line pode ser acessada em qualquer dispositivo conectado à internet, sem necessidade de download. Ao acessá-la, o usuário pode consultar de maneira fácil e intuitiva todas as linhas em operação e seus respectivos horários.

Em outra funcionalidade detalhada, além de planejar, o onibus.info possibilita ao passageiro saber como se deslocar de um ponto a outro da cidade utilizando o transporte público.

Para tanto, basta informar os locais de origem e destino. Automaticamente, o sistema apresenta ao usuário todas as opções de trajeto disponíveis para a sua viagem. Além do mapa que ilustra o percurso, a ferramenta mostra o tempo total que será gasto para concluir o itinerário (incluindo possíveis deslocamentos a pé até o ponto e também de ônibus), bem como os locais dos pontos de embarque e desembarque.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá, outra importante facilidade oferecida pelo onibus.info é que o passageiro pode acompanhar o deslocamento dos ônibus em tempo real.

“O onibus.info é uma ferramenta que traz inúmeras vantagens aos passageiros como acompanhar o deslocamento do veículo em tempo real, saber o roteiro de cada linha. A tecnologia foi desenvolvida pelas empresas concessionárias do transporte coletivo de Joinville”, afirma o secretário.

Nos abrigos de ônibus plotados com imagens de pontos turísticos de Joinville, também há impresso um código QRCode para o qual o passageiro pode apontar a câmera do celular e acessar o onibus.info.

Com eficiência reconhecida pelo público, a onibus.info foi aprovada por 64% dos entrevistados que responderam à pesquisa de satisfação sobre o transporte coletivo de Joinville, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2022.