Unidos pela Diversidade promete agitar público na última hora de desfile do Carnaval de Joinville

Publicada em 09/02/2023 às 18:17
Relacionado a:

Já será madrugada de domingo (12/2) quando a comissão de frente da Unidos pela Diversidade pisar na avenida Beira-Rio, no Desfile das Escolas de Samba de Joinville. Ela será a responsável por fechar o desfile, com previsão de entrada de seus foliões a uma hora, após a passagem de outras três agremiações. Os diretores da Unidos pela Diversidade sabem que é crucial, para manter o público fiel e atento, encantar desde o primeiro minuto.

Para cumprir esse propósito, uma das estratégias foi convidar a Companhia de Dança Liliana Vieira, multipremiada nas noites de Danças Populares do Festival de Dança de Joinville, para compor a comissão de frente da escola no desfile. Essa união, segundo a presidente da escola, Inês Gonçalves, é vista como uma das marcas do Carnaval de Joinville em 2023.

“As parcerias abrem um leque de possibilidades para as agremiações”, avalia ela.

A escola, que tem suas raízes na Semana da Diversidade de 2009, viu sua história crescer e se consolidar a cada ano. Com o propósito de ser um movimento que contemple as mais diversas formas de existir, sem exclusão por gênero, raça, etnia, orientação sexual ou renda, a Diversidade se lançou como bloco de Carnaval ainda em 2009 e, dois anos depois, fundava oficialmente o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos Pela Diversidade. Em 2015, já recebia o título de campeã do Carnaval joinvilense.

Para 2023, a escola apresentará ao público “Arroboboi Oxumaré – Um Arco-Íris De Renovação”. O samba que dará o tom para os foliões nasceu de pesquisas temáticas relacionadas aos símbolos da escola.

“Encontramos Oxumaré, orixá representado pelo arco-irís, que tem entre suas características movimento, continuidade e permanência. Há ainda símbolos que nos unem como a cobra e a borboleta”, descreve Inês.

O empenho e alegria demonstrados pelos integrantes da escola que levará o maior número de integrantes à avenida só se abalam diante das críticas ao Carnaval. A presidente busca equilibrar os sentimentos do grupo reforçando que há muita desinformação nestas opiniões e que, ao mesmo tempo, também há apoio vindo de outras pessoas.

“Há muita gente que gosta de Carnaval em Joinville. E Oxumaré também é isso, renovação, persistência e luta, é não desistir, é esperançar”, discursa Inês, enquanto recorda um trecho do samba-enredo deste ano. “Tem que respeitar o meu tambor, sou a luta do povo por igualdade, com a força de Oxumaré, o mundo melhor diversidade”.

Escola de Samba Unidos pela Diversidade

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos Pela Diversidade
Fundação: 1º de abril de 2009
Enredo: “Arroboboi Oxumaré, um Arco-íris de Renovação”