A Secretaria da Saúde de Joinville participa da Semana Nacional do Câncer Bucal e promove um mutirão de prevenção nas 44 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município que oferecem atendimento odontológico.
De 3 a 7 de novembro, as unidades vão realizar exames de prevenção ao câncer bucal para a população, sem agendamento prévio. Confira os horários e unidades que prestarão atendimento na página do Mutirão contra o Câncer Bucal.
A ação é promovida pela Prefeitura de Joinville, Conselho Regional de Odontologia (SC), Associação Brasileira de Odontologia, Univille e Hospital Erasto Gaertner.
“A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é uma iniciativa anual para conscientizar a população sobre os riscos da doença e estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, já que o câncer bucal está entre os dez tipos mais comuns entre os brasileiros”, enfatiza a gerente técnica de Odontologia da Secretaria da Saúde de Joinville, Rayane Alexandra Prochnow.
O câncer bucal pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua, amígdalas e o palato. A maioria dos casos é detectado no público masculino a partir dos 40 anos e diagnosticado já em estágio avançado, reduzindo chances de cura e tornando o tratamento mais complexo ao paciente.
O tabagismo, o consumo de álcool e a exposição solar excessiva são alguns dos fatores de risco da doença. Manter uma rotina de consultas regulares ao dentista e hábitos saudáveis é fundamental para identificar a doença no estágio inicial.
Ação especial na 85ª Festa das Flores de Joinville
No dia 21 de novembro, das 9h às 23h, os profissionais de odontologia mobilizados nesta campanha estarão na 85ª Festa das Flores de Joinville realizando uma ação especial com orientações sobre promoção à saúde e prevenção ao câncer bucal.
Durante a ação, também serão realizadas avaliações bucais com o objetivo de diagnosticar precocemente lesões e encaminhamento adequado. Os atendimentos serão gratuitos e por demanda espontânea.
Fique atento aos sintomas do câncer bucal
Joinville conta hoje com 82 equipes de saúde bucal prestando atendimento à população e que participam do mutirão, além dos profissionais e estudantes de odontologia das entidades parceiras.
O exame de prevenção ao câncer bucal é destinado à população que apresenta sintomas ou tem dúvidas sobre o diagnóstico. Ele avalia principalmente tecidos moles da boca, como mucosas, palato e a língua. Durante o exame, as equipes também orientam e realizam o encaminhamento adequado, se necessário.
Confira os sintomas que indicam necessidade de avaliação odontológica:
- Feridas na boca que demoram a cicatrizar (mais de 15 dias);
- Áreas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos e inchaços na boca, lábios ou pescoço;
- Dificuldade ou dor para falar, mastigar ou engolir;
- Sensação de dormência na boca, língua ou lábios;
- Rouquidão persistente, sangramento, mau hálito persistente e perda de peso repentina.