Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville participam do Novembro Azul

Publicada em 09/11/2022 às 09:08
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Neste mês, é celebrado o Novembro Azul. A campanha alerta para a importância da conscientização sobre a saúde do homem, em especial, o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Diversas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da Prefeitura de Joinville terão ações voltadas à saúde do homem durante o Novembro Azul.

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a UBSF Ilha, a UBSF Caic e a UBSF Moinho dos Ventos terão horário estendido até às 19h, com ações de promoção e prevenção da saúde do homem, como oferta de atendimento médico e de enfermagem, testes rápidos e vacinação.

Nove UBSFs estarão abertas no sábado, dia 19, das 8h às 12h, para a campanha do Novembro Azul: UBSF Floresta, UBSF Ulysses Guimarães, UBSF Parque Guarani, UBSF Estevão de Matos, UBSF Paranaguamirim , UBSF Aventureiro II, UBSF Saguaçu, UBSF Jardim Paraíso I e II e UBSF Jardim Paraíso V e VI.

Outras ações do Novembro Azul ocorrem nos dias 21, 22 e 23 de novembro, quando a UBSF Dom Gregório e a UBSF Comasa terão horário estendido até às 19h. Já a UBSF Bakhita, nesses dias, terá atendimento até 20h.

Principais cuidados

Segundo Paulo Henrique Douat, médico urologista da Prefeitura de Joinville, os principais cuidados que os homens precisam ter com o seu corpo servem para todas as pessoas. “São os pilares da saúde: alimentação equilibrada, exercícios pelo menos três vezes por semana, sono regular e controlar o nível de stress”, ensina o médico.

No caso do exame de rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, ele deve ser feito a partir dos 50 anos. Para homens do grupo de risco (pessoas obesas ou com parentes de primeiro grau que tiveram a doença), é a partir dos 45 anos.

“Felizmente, noto uma mudança no comportamento dos homens. Eles estão cada vez mais receptivos a realizarem o diagnóstico precoce e cuidarem da saúde”, afirma Paulo Henrique Douat.