Unidade de AVC do Hospital São José comemora 25 anos com redução no índice de mortalidade

Publicada em 27/10/2022 às 19:32
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ

Nesta quinta-feira (27/10), a Unidade de AVC do Hospital São José de Joinville completa 25 anos. Para celebrar a data, a equipe de profissionais que atua na Unidade, representantes da Associação Brasil AVC (ABAVC) e pacientes se reuniram para comemorar.

Com o avanço nas ações, alguns números refletem a qualidade do atendimento. Antes, apenas 35% dos pacientes saíam do hospital independentes (sem sequelas graves), hoje o número passa de 74%. Houve também uma redução de 58% na mortalidade por AVC em Joinville.

“O Hospital São José é referência nacional e internacional quanto ao tratamento de AVC. O principal diferencial é o cuidado, atenção que o paciente recebe de toda uma equipe multidisciplinar, enfermeiros, médicos, equipe de reabilitação. Com muito orgulho nos tornamos referência inclusive para o Ministério da Saúde e outros países”, diz Arnoldo Boege Junior, diretor-presidente do São José.

Além de se diferenciar no tempo para resposta quando o paciente tem suspeita de AVC, outro destaque é o trabalho de acompanhamento depois que a pessoa deixa o hospital, com monitoramento do estado de saúde, uso de medicação e reabilitação.

A médica neurologista Carla Moro, coordenadora da Unidade de AVC, relembrou a trajetória e falou dos avanços nos últimos anos. A Unidade de AVC do São José foi criada em 1997, só 17 anos depois é que foi publicada pelo Governo Federal uma portaria para incentivar a oferta do serviço pelo SUS. Esse foi apenas um dos momentos em que Joinville se destacou.

“A nossa Unidade de AVC serviu de modelo para o Ministério da Saúde. Depois a parte de terapia trombolítica. Ela só veio a ser financiada pelo Governo Federal em 2012 e Joinville faz desde 1998 casos pontuais e desde 2004 regularmente, pago pela Secretaria Municipal de Saúde. E mais recentemente, desde 2011, a gente faz a trombectomia que é um tratamento extremamente custo efetivo e não existe portaria ministerial para esse procedimento, então mais um tratamento que é financiado pelo nosso governo municipal”, explica a médica Carla Moro.

Ao fim da cerimônia, o paciente Milton Brey, de 66 anos, cortou o bolo que ele mesmo preparou para comemorar com os demais participantes do evento. Mesmo com uma rotina de vida saudável, em 2012, Milton foi internado após ter um AVC isquêmico enquanto trabalhava. Logo em seguida, um segundo AVC, hemorrágico. A recuperação dentro do hospital foi longa e a alta só veio após 51 dias de internação.

Dia Municipal e Mundial de Combate ao AVC

No sábado (29/10) é comemorado o Dia Municipal e Mundial de Combate ao AVC. A médica neurologista tem dois recados: um na prevenção e outro se realmente tiver um AVC.

“De prevenção seria alimentação saudável. Sempre pensar na lógica descasque mais e desembale menos. Isso vai facilitar a vida sobre o que é um alimento saudável. E a atividade física que se fizer três vezes por semana, 45 minutos, seja uma leve corrida, uma caminhada, já vai trazer benefícios. Quando a pessoa tem um AVC, a primeira dica é reconhecer que está tendo um AVC, ou que alguém próximo reconheça. E nesses casos chamar o SAMU, pelo telefone 192. Eles vão levar o paciente para o hospital de referência que é São José e informar a equipe que está chegando um paciente com suspeita de AVC”, ensina Carla.

Identificar um quadro de AVC pode ajudar a salvar uma vida. Por isso, as dicas são simples, mas precisam de atenção.

“É um quadro súbito, pode causar uma assimetria na boca (a boca fica torta), uma dificuldade em um lado do corpo ou dificuldade para falar, a pessoa fica confusa, se tiver uma dor de cabeça súbita, muito forte é uma suspeita de AVC”, informa a médica.

São José recebeu premiações pelo tratamento de AVC

O Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foi o campeão do Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde no ano passado. Além do prêmio principal, o Joinvasc também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.

Em setembro do ano passado, o serviço de AVC do Hospital Municipal São José de Joinville recebeu o certificado de qualidade de atendimento da organização internacional World Stroke Organization