Unidade de Apoio para Atendimento Infantil na UBSF João Costa funciona até esta sexta-feira

Publicada em 28/04/2023 às 17:58
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Unidade de Apoio para Atendimento Infantil implantado na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) João Costa, funcionará até esta sexta-feira (28/4), às 19h.

O serviço foi estabelecido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em caráter extraordinário, com o objetivo de reduzir a sobrecarga de atendimentos infantis registrados entre as últimas semanas de março e início do mês de abril, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e no Hospital Infantil.

Até quinta-feira (27/4), o serviço registrou 534 atendimentos realizados desde que entrou em operação, no dia 5 de abril. Ou seja, uma média de 35 atendimentos diários, considerando os 15 dias úteis de atendimento da UBSF João Costa, ao longo desse período.

De acordo com o Secretaria da Saúde, o número ficou muito abaixo da capacidade de atendimento oferecida na Unidade.

“Nós testamos a abertura de uma Unidade de Apoio para Atendimento Infantil na UBSF João Costa, porém, ela não respondeu às expectativas que o município tinha sobre esse atendimento. Assim, tecnicamente fizemos uma avaliação e decidimos encerrar esse serviço”, afirma a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt.

Com a desativação da Unidade de Apoio para Atendimento Infantil na UBSF João Costa, os pediatras direcionados a esse atendimento retornam aos seus respectivos postos de trabalho. A comunidade pode buscar atendimento nas Unidades mais próximas às suas residências.

A relação completa das Unidades Básicas da Saúde da Família, com endereços e horários de atendimento, está disponível no site da Prefeitura de Joinville.