UBSFs de Joinville terão programação especial no Outubro Rosa

Publicada em 29/09/2022 às 17:06
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. Durante o próximo mês, a cada sábado, um grupo de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) contará com ações especiais. Ao todo, 31 UBSFs vão abrir um novo dia de expediente especialmente para oferecer serviços como avaliação da saúde bucal, vacinação contra o HPV, testes rápidos, atividades físicas e coleta de exame preventivo (já agendados previamente).

A ação começa nesta semana, no sábado (1º/10), quando estarão abertas, das 8h às 12h, as UBSFs Aventureiro II, Jardim Paraíso I e II, Paranaguamirim e Rio Bonito. Até o final de outubro, outras 27 unidades de saúde participam da ação.

“Todas essas ações do Outubro Rosa são fundamentais para que possamos promover saúde para as mulheres e diagnosticar, precocemente, alguns problemas que elas possam ter”, informa o secretário de saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.

O secretário ressalta a importância da vacinação contra o HPV, que é responsável por aproximadamente 80% dos casos de câncer de colo de útero. “Esse é um dos tipos de câncer mais incidentes na população feminina. Então é fundamental as meninas de 9 a 14 anos procurarem as UBSFs e tomarem a vacina”, explica Andrei.

Projeto Saúde Até Você

Outra ação do Outubro Rosa ocorre em paralelo durante o segundo sábado de outubro (8/10). A Prefeitura realizará o projeto Saúde Até Você. Um ônibus levará uma equipe da Secretaria da Saúde até o Condomínio Irma Maria Graça Braz (rua Papa João Paulo 1, 720, bairro Jardim Iririu), das 8h às 12 horas.

Das 13h às 17h, será a vez da Comunidade Juquiá (rua Orlando Krüger, 270, após a Igreja Nossa Sra. do Carmo, no bairro Ulysses Guimarães).

Durante as ações do Saúde Até Você, voltada para usuários das comunidades onde estará o ônibus, serão feitos atendimentos médicos, testes rápidos, vacinação e avaliação bucal. O projeto é realizado em parceria com o Hospital Erasto Gaertner, que fornece o ônibus.

Unidades abertas aos sábados durante o Outubro Rosa

– 1º/10, das 8h às 12h