Tucanos Du, Dudu e Edu são os novos moradores do Zoobotânico de Joinville

Publicada em 20/09/2022 às 11:01
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA, Unidade de Parques, Praças e Rearborização Pública - SAMA.UPP

Os três amigos que protagonizavam o popular desenho animado exibido no início dos anos 2000, Du, Dudu e Edu, serviram de inspiração para batizar os novos moradores do Parque Zoobotânico de Joinville, um trio de tucanos-de-bico-verde.

Resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS), em Florianópolis, há cerca de um ano, os três tucanos são da espécie Ramphastos dicolorus e não apresentam condições de retornar ao seu habitat natural.

“Essas aves chegaram muito jovens ao CETAS e, como não cumpriram os critérios de soltura por serem muito dóceis, não puderam ser reintroduzidos na mata”, explica a veterinária Camila de Brito, coordenadora da Unidade de Parques e Praças da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama).

Os tucanos chegaram ao Zoobotânico de Joinville no mês de agosto. Desde então, foram submetidos a exames de sexagem (que comprovou se tratar de três machos), de sangue e parasitológico.

Após a comprovação de que estavam saudáveis, puderam ser transferidos para o viveiro na área pública do parque, onde deverão viver recebendo os cuidados necessários e, sobretudo, encantando o público com sua beleza exuberante.

Cuidados e acessibilidade

De acordo com Camila, o espaço onde Du, Dudu e Edu vivem agora já foi a morada do casal de tucanos que habitava o Zoobotânico anteriormente e que faleceu há alguns anos por causas naturais.

“O viveiro é amplo e atende às normativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Deixamos o espaço em condição o mais próximo possível da natureza, com bastante árvores e folhagens”, completa.

Assim como os amigos do desenho animado, os tucanos Du, Dudu e Edu possuem características bem diferentes.

O Edu, por exemplo, é independente e costuma voar alto. Já o Dudu, possui uma pequena falha na calda mas, com o tempo, suas penas devem se regenerar. Já o Du, menorzinho da turma, inspira cuidados especiais.

E Camila explica: “Du é o mais jovem e tem dificuldade para voar. Por isso, o viveiro foi devidamente adaptado. Instalamos puleiros acessíveis e uma casinha mais baixa. Ele tem essa limitação e, por isso, precisamos acompanhar se ele está conseguindo se alimentar e chegar ao abrigo para se proteger nos dias de frio”.

Os tucanos-de-bico-verde são nativos de Mata Atlântica. Em relação à alimentação, são onívoros, ou seja, comem frutas, sementes e ovos de outros pássaros.

Atualmente, o Parque Zoobotânico de Joinville abriga cerca de 140 espécies de animais. Entre eles, estão aproximadamente de 25 espécies de aves, 15 mamíferos, além de diversos répteis.