Tubulação de água para abastecer comunidade Anaburgo será 2,5 vezes maior que a atual

Publicada em 20/07/2023 às 17:32
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville está implantando uma tubulação 2,5 vezes maior do que a existente em um trecho de 3,9 km da Rodovia do Arroz, entre as ruas XV de Novembro e Anaburgo. A atual tubulação de 100 milímetros será substituída por outra de 250 milímetros para ampliar o fornecimento de água. O investimento é de R$ 2,7 milhões.

As atuais redes estão sobrecarregadas devido ao crescimento populacional e expansão da região. “Essa é uma demanda antiga da comunidade Anaburgo, de melhoria do abastecimento de água. Com a obra finalizada, os moradores terão disponibilidade de água com pressão normal”, explica o diretor-presidente da Companhia, Sidney Marques de Oliveira Junior.

Entre as melhorias, estão ainda a implantação de uma rede de reforço, que ampliará a pressão hidráulica para os imóveis atendidos, beneficiando cerca de 2,8 mil moradores. Outro diferencial é que o material desta tubulação é em polietileno de alta densidade, mais moderno e flexível.

Nesta fase, a obra não interfere no fornecimento de água para a região. A rede está sendo instalada na lateral da via e depois que o trabalho for finalizado, a rede antiga será desativada. Quando for concluída essa etapa, ocorrerão interrupções pontuais no abastecimento para interligações de rede, que serão comunicadas pela Águas de Joinville com antecedência. Onde ocorrem os serviços, também há sinalização na via.

A obra faz parte do Programa Joinville Bem Tratada e a equipe técnica utiliza, em alguns pontos, o Método Não Destrutivo, que consiste em implantar a rede sem a necessidade de escavações de todo o trecho onde será instalada a tubulação. Este método reduz significativamente o tempo de conclusão do serviço e evita transtornos como abertura de grandes extensões de valas, recomposição de pavimento e interrupções no trânsito em trechos maiores.