Trilha guiada no Parque Caieira leva participantes a se conectarem com a natureza

Publicada em 21/09/2021 às 16:29
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) da Prefeitura de Joinville, começou nesta segunda-feira (20/9) uma trilha guiada chamada “Mergulho na Mata”, no Parque Natural Municipal da Caieira (rua Waldemiro Rosa, 1636, no Adhemar Garcia).

Os participantes entram na trilha principal da mata e recebem informações técnicas sobre o parque, as árvores, os animais, conhecem espécies nativas da restinga e algumas ameaçadas de extinção. A ideia é contemplar, usar os cinco sentidos, fechar os olhos e escutar os sons da mata, encostar nas árvores, sentir aromas característicos.

“A proposta é trazer uma capacitação de forma lúdica e intuitiva fazendo com que as pessoas se conectem e sintam estar na presença de um ambiente natural, se desconectem da cidade, dos problemas, do estresse do dia a dia”, explica a engenheira florestal da Sama, Flávia Louíza Colla.

Nesta primeira edição da iniciativa piloto participaram pessoas que se inscreveram previamente pelo site da prefeitura.

“É uma experiência única sentir esse ar puro, a textura das árvores nas mãos. Tinha vindo aqui há muito tempo e não lembrava o quanto é lindo, adoro essa conexão com a natureza”, comenta a agente administrativo Rosângela Raimundo.

Um dos pontos altos do passeio é quando o grupo chega até uma figueira centenária no final da trilha.

“Essa figueira caiu, mas soltou raízes ao longo do tronco, estabeleceu novas raízes e ainda está viva formando uma mini-floresta, com galhos se portando como árvores e indo em busca do sol. É uma cena deslumbrante”, ensina a engenheira florestal.

A experiência em Joinville foi inspirada em uma prática muito comum no Japão chamada de banho de floresta.

O Dia da Árvore contará também com ações do Programa Adote Uma Árvore. Na terça-feira (21/9), mudas de espécies nativas serão distribuídas no pátio do Centro de Atendimento ao Cidadão (rua Dr. João Colin, 2719, bairro Santo Antônio), das 9h ao meio-dia. No dia 25 de setembro, a doação de mudas será no Parque Natural Municipal da Caieira, no mesmo horário. A atividade guiada no Caieira continua nos dias 22, 23 e 24 de setembro.