Trilha guiada Mergulho na Mata no Zoobotânico será realizada periodicamente

Publicada em 07/02/2023 às 18:18
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Mais edições do Mergulho na Mata Atlântica serão realizadas no Zoobotânico de Joinville. Depois do grande número de interessados na primeira edição para comemorar os 30 anos do parque, a Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), criou uma agenda para outros dias de trilha. A atividade ocorrerá a cada quinze dias, nas quintas-feiras, com exceção de feriados. As próximas datas são: 16 de fevereiro, 2 e 23 de março.

A inscrição deve ser realizada individualmente com, no mínimo, três dias de antecedência no link. Depois de se inscrever, é só comparecer às 9h na recepção do Zoobotânico e se encontrar com os instrutores. É recomendado que o participante use roupas leves, repelente, protetor solar e leve água para consumo durante a caminhada. Se chover no dia do evento, a atividade será cancelada. Os grupos para a realização da trilha são de até 15 pessoas.

O objetivo da ação é proporcionar uma experiência sensorial aos participantes, com o passeio guiado em trilhas dentro do parque. Os participantes vão poder realizar a caminhada, em um percurso de cerca de 700 metros, sob a sombra das árvores, com subidas e descidas, além da passagem por duas pontes pênsil. A trilha, ida e volta, tem duração de aproximadamente uma hora e é considerada de nível médio de dificuldade, com alguns trechos íngremes e com degraus. A velocidade de caminhada acompanha o ritmo do grupo.

A proposta é de que o participante faça uma pausa para respirar ar puro em um local belo e tranquilo, repleto de vida, animais e árvores, possibilitando uma conexão com o ecossistema que o cerca.

A trilha ecológica do Zoobotânico foi revitalizada no ano passado, por meio de uma parceria com a empresa RMS, que aderiu ao Projeto Amigos do Zoo, integrante do Programa Joinville Mais Bonita.