Trabalhos e experiências da Educação de Joinville são compartilhados durante Agenda do Professor

Publicada em 04/08/2023 às 10:02
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Professores de Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas da Rede Municipal de Joinville e outros profissionais da Educação se reuniram nesta quinta-feira (3) para a Agenda do Professor, no Teatro Juarez Machado.

O evento da Secretaria de Educação busca o compartilhamento de práticas e experiências pedagógicas para enriquecer ainda mais o aprendizado dos alunos em sala de aula.

“A Agenda do Professor vem celebrar práticas que promovem uma educação que transforma. Aqui temos trabalhos que transformam a vida dos alunos, abrem o mundo e trazem uma nova visão para eles”, explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

A programação contou com palestras e mesa de apresentação de trabalhos para o público durante a manhã, tarde e noite. Na abertura do evento, a palestrante foi Cristina Chica, diretora pedagógica do Mathema, que falou sobre a importância da aprendizagem criativa nas unidades escolares.

Além disso, o público teve a oportunidade de conferir outros oito trabalhos em uma mostra apresentada no hall do Teatro Juarez Machado.

Inspiração e troca de experiências

Entre as expositoras, estava a professora de apoio pedagógico do CEI Maria Laura Cardoso Eleutério, Rosélia Elaine Curvello de Moura, com o trabalho “Aventuras no espaço sideral”. A atividade nasceu a partir da curiosidade das crianças sobre a presença da lua no céu durante o dia.

Em seguida, novas perguntas dos alunos motivaram a sequência do trabalho, desenvolvendo assuntos como a existência de planetas e foguetes. Envolvendo os pais e as crianças, foi criado um planetário dentro do CEI para tornar o aprendizado mais lúdico.

A professora participou pela primeira vez da Agenda do Professor e acredita que o compartilhamento de trabalhos pode inspirar outros profissionais para desenvolver atividades semelhantes em suas unidades.

“É uma fonte de inspiração muito grande, um momento em que nos maravilhamos com outras ideias excelentes”, descreve.

A Agenda do Professor é um evento semestral envolvendo a Educação Infantil e, a partir desta edição, inclui também os trabalhos do Ensino Fundamental.