Trabalhos de implantação do método Wolbachia em Joinville entram em nova fase

Publicada em 29/04/2024 às 17:52
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Equipes da Prefeitura de Joinville, profissionais do World Mosquito Program (WMP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e do Ministério da Saúde atuam desde dezembro de 2023 na implementação do Método Wolbachia em Joinville. Em abril, os trabalhos entraram na etapa de Engajamento Comunitário com início de ações de divulgação do Método Wolbachia, envolvendo as redes municipais e estaduais de ensino, como capacitação de professores, e com equipes de saúde.

O Engajamento Comunitário é a última fase antes do início da liberação dos mosquitos, prevista para ocorrer em julho. A estratégia do método consiste na introdução da bactéria Wolbachia nos Aedes aegypti. Esta bactéria está presente em 60% dos insetos da natureza e não causa danos aos humanos, mas evita que o mosquito da dengue possa proliferar dengue, chikungunya e Zika.

Os mosquitos com a bactéria, chamados Wolbitos, serão liberados em Joinville, vão se reproduzir com os Aedes aegypti locais e, aos poucos, estabelecerão uma nova população de mosquitos que não transmitem dengue e outras doenças. Foi desta forma que Niterói teve queda de 69% nos casos de dengue em dois anos. E na Austrália, onde foi criado, houve redução de 96% nos casos de dengue.

“Trabalhamos por muito tempo para trazer este método para Joinville e estamos atuando para garantir toda a estrutura e suporte necessário por parte da Prefeitura para que o projeto tenha o mesmo sucesso que constatamos em outros lugares do Brasil e do Mundo. O Wolbachia é mais uma arma contra a Dengue e a população deve continuar fazendo a sua parte, eliminando focos de água parada”, ressalta o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A etapa de Engajamento Comunitário inclui ainda ações de comunicação e uma pesquisa, já realizada em Joinville, na qual mais de 80% dos respondentes aprovaram o uso do método na cidade. Estas iniciativas se concentram nos 17 bairros onde a liberação dos Wolbitos vai acontecer. Após a liberação, os locais serão monitorados para avaliação de resultados por aproximadamente um ano.

A escolha dos bairros que vão receber a liberação de Wolbitos considera critérios como número de focos e de casos confirmados. Os bairros somam aproximadamente 60% da população de Joinville, são eles: Aventureiro; Boa Vista; Bom Retiro; Comasa; Costa e Silva; Espinheiros; Fátima; Floresta; Guanabara; Iririú; Itaum; João Costa; Morro do Meio; Paranaguamirim; Petrópolis; Ulysses Guimarães; e Vila Nova.

“O método Wolbachia leva saúde para a população, então a população já é parte natural do processo. Através das atividades de engajamento comunitário e comunicação que estamos desenvolvendo nesta etapa do projeto, esperamos que a população possa conhecer o método e entender como ele funciona. O Método Wolbachia é uma inovação, e nós trabalhamos liberando mosquitos. É importante que toda a população saiba como os nossos Wolbitos vão ajudar a reduzir a transmissão de arboviroses”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Além das ações de Engajamento, ocorre também em Joinville a instalação de uma biofábrica. A estrutura, que será a mais tecnológica do País, está em fase de obras e em uma unidade de saúde desativada, que seria demolida, no bairro Nova Brasília. O local vai produzir mosquitos Wolbitos que serão utilizados nas liberações.

Sobre o método Wolbachia

Além de Joinville, outras cinco cidades estão recebendo o método nesta fase: Londrina e Foz do Iguaçu (PR); Uberlândia (MG); Presidente Prudente (SP) e Natal (RN). Em etapas anteriores, a tecnologia já foi aplicada nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Petrolina (PE).

Este método de controle das arboviroses foi desenvolvido pelo World Mosquito Program (WMP), na Austrália, e atualmente está presente em mais de 20 cidades de 14 países. Além disso, os dados de monitoramento revelam que os Wolbitos estão se estabelecendo em níveis muito bons nos territórios.

O Wolbachia é uma medida complementar. A população deve continuar a fazer todas as ações para o controle da dengue, Zika e chikungunya. Para obter mais informações sobre o Método, basta acessar o site wmpbrasil.org e conferir as redes sociais do programa (@wmpbrasil) e da Prefeitura de Joinville.