Trabalhos de demolição do Prédio Verde iniciaram nesta segunda-feira

Publicada em 23/01/2023 às 17:35
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Iniciou nesta segunda-feira (23), o trabalho de demolição do Edifício Nove de Março, popularmente conhecido como Prédio Verde. Na primeira semana de atividade, ocorre a montagem do canteiro de obras e instalação dos tapumes, das bandejas salva-vidas e da tela fachadeira, que envolverá todo o prédio.

A obra é realizada pela empresa S.O.S Demolidora e Terraplenagem Ltda, contratada via processo licitatório. O trabalho está sendo supervisionado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Marcelo Soares, diretor executivo da Seinfra, informa que a demolição ocorrerá de cima para baixo, andar por andar. “Devido ao prédio estar localizado próximo de vias movimentadas e do Rio Cachoeira, os entulhos da demolição chegarão ao solo pelo fosso do elevador e por dois buracos que serão abertos na laje”, explica o diretor.

Nenhuma via próxima ao prédio será interditada nesta primeira etapa da obra. Posteriormente, ocorrerão fechamentos temporários para a remoção dos entulhos, que serão transportados para aterro licenciado específico para esse fim.

A Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano está desenvolvendo um estudo com foco na melhora da mobilidade e possível alargamento do leito do Rio Cachoeira. Enquanto isso, após a demolição do prédio, será instalada uma área de convivência no local.

Sobre o Prédio Verde

Construído entre os anos de 1955 e 1960, o prédio situado na esquina da avenida Dr. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março tem 1.260,89 m².

O processo de compra do prédio iniciou em 2021. Na ocasião, eles relataram todos os percalços que sofreram no local e um histórico da situação do prédio. Quando foi construído, o curso do rio não ficava tão próximo ao prédio como hoje.

Em 2016, o prédio foi interditado para avaliar questões estruturais, mas liberado posteriormente por apresentar condições seguras de habitação. Em setembro de 2021, o prefeito Adriano Silva assinou os Decretos de Utilidade Pública relacionados com os imóveis do Edifício Nove de Março. No ano passado, foram assinadas as escrituras de imóveis do prédio e realizada a licitação para a demolição.

Compartilhe

Skip to content