Tecnologia, planejamento e comunicação integrada auxiliam na tomada de decisões da Defesa Civil de Joinville

Publicada em 05/10/2023 às 17:15
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

As 1,7 mil câmeras de monitoramento instaladas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), não trouxeram apenas um grande reforço à segurança da cidade. Elas se tornaram grandes aliadas no trabalho da Defesa Civil nas ações relacionadas às condições climáticas.

Graças às câmeras do Programa Joinville Sempre Alerta, a Defesa Civil pode monitorar, em tempo real, a situação do nível dos rios, em todos os pontos da cidade. Também acompanha, minuto a minuto, as áreas de alagamento do município, como o Centro de Joinville, por exemplo.

“É um avanço muito grande. Hoje, é muito mais fácil realizar esse trabalho. Antes, era preciso enviar as equipes a campo. A economia de esforço e logística que essa tecnologia nos trouxe é gigantesca. É a multifunção das câmeras de monitoramento, que atuam tanto na segurança como no trabalho da Defesa Civil”, explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Anualmente, a Prefeitura de Joinville investe R$ 1,2 milhão com o serviço de câmeras do Programa Joinville Sempre Alerta. Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, as câmeras também trouxeram mais eficiência para a Rota Segura. A Rota Segura é outra iniciativa do município, que instalou 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos na região Central, durante fortes chuvas.

“Com as câmeras e as ligações que recebemos, podemos fechar os pontos de alagamento, para as pessoas se deslocarem pela Rota Segura, com o auxílio das placas e dos agentes do Departamento de Trânsito (Detrans)”, informa Maiko.

Plano de Contingências de Proteção Civil

As informações trazidas em tempo real pelas câmeras de monitoramento da Seprot e as vistorias em campo no atendimento de ocorrências, também auxiliam nas tomadas de decisões previstas no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon). Ele também é a base para as comunicações emitidas para orientar a população.

Além da Seprot, com a Defesa Civil, Detrans e Guarda Municipal, participam das ações do Plancon as secretarias de Assistência Social (SAS), de Infraestrutura Urbana (Seinfra), de Meio Ambiente (Sama), Habitação, Educação e Comunicação.

Sempre que necessário, esse grupo se reúne para as tomadas de decisão e acionamento de próximas etapas, chegando, por exemplo, ao ápice que é a ativação das associações e entidades que podem auxiliar quando há necessidade de resgates. O apoio de forças de segurança e salvamento, além dos voluntários que atuam por meio da sociedade civil organizada é fundamental.

“Na quarta-feira (4/10), por exemplo, chegamos no Alerta Laranja do Plano de Contingência. Então, a SAS e a Educação já estavam preparadas para a montagem de abrigos, caso fosse necessário. A Educação também avalia se é preciso ou não cancelar as aulas. A Sama cuida da poda de árvores e a Seinfra, por meio da Unidades Regionais de Obras, atua nas ações de erosão, quedas de barreiras e até mesmo obras em pontes danificadas”, exemplifica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

No caso da SAS, a secretaria é responsável pela coordenação dos abrigos temporários, ofertando, inclusive, alimentação para as pessoas que estejam abrigadas. “As refeições para os abrigados poderão ser preparadas pelo Restaurante Popular, já que o atual contrato de gestão possui essa previsão”, informa a diretora executiva da SAS, Valquiria Forster.