Solicitação do saque do FGTS para os atingidos pelas chuvas de novembro está liberada a partir deste sábado

Publicada em 30/01/2023 às 14:47
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A partir de sábado (28/1), é possível fazer a solicitação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação é em decorrência dos imóveis afetados por alagamentos provocados pelas chuvas intensas ocorridas em Joinville, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2022. A solicitação deve ser feita à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS até o dia 5 de março deste ano.

A lista de endereços dos trabalhadores com direito ao saque pode ser verificada no link.

Para sacar, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O aplicativo do FGTS está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Para esclarecer dúvidas ou solicitar revisões da lista de imóveis afetados, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil de Joinville até 10 de fevereiro, pelo e-mail atendimentodefesacivil@joinville.sc.gov.br.

Como solicitar o saque FGTS

Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;

Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação

Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte.

Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

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