Sistema de captação de água da ETA Piraí opera com capacidade parcial

Publicada em 28/11/2022 às 10:43
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Equipes da Companhia Águas de Joinville estão dando continuidade nos serviços na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, com o objetivo de restabelecer por completo a produção de água no local. No momento, a estação opera com capacidade produtiva parcial. Ainda não há previsão de normalização para o abastecimento.

Os bairros Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e Vila Nova ainda apresentam falta de água.

Algumas localidades do Boehmerwald, Floresta, Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos estão sendo atendidas parcialmente, mas podem passar por intermitências no abastecimento ao longo do dia.

No sábado (26/11), o sistema de captação de água foi bloqueado, possivelmente pela queda de um tronco de árvore. Não foi possível a desobstrução no final de semana devido ao nível do rio que, com a chuva intensa e frequente, se manteve em 2,54 metros, sendo que normalmente fica em torno de 1,80 metro.

Ações para reduzir os impactos

Ao longo do fim de semana, profissionais da Águas de Joinville atuaram na ETA Piraí e em outras demandas para amenizar os impactos ocasionados pelas fortes chuvas.

No caso da ETA Piraí, foi possível manter a operação parcial, com uma produção de 130 litros por segundo. Além do alto nível do rio, que tornou perigosa a manutenção na área de captação, a alta turbidez prejudicou o andamento dos trabalhos.

A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumentou com a forte chuva. Por isso, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.

Nos locais onde há tubulações conectando o sistema Piraí com o sistema Cubatão, foi possível redistribuir a água. Por isso, uma medida adotada temporariamente foi a realização de manobras no sistema da ETA Cubatão, para abastecer alguns bairros atendidos pela ETA Piraí.