Sistema de captação de água da ETA Piraí é impactado pela forte chuva

Publicada em 20/01/2023 às 14:36
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville informa que devido à forte chuva desta quinta-feira (19/1), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí está com redução na quantidade de água captada e tratada, ocasionada pela alta turbidez do rio, comprometendo a produção da estação.

Por isso, os bairros Boehmerwald, Floresta, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Guarani (laterais da rua João da Costa Júnior), Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e São Marcos podem ser impactados com falta de água.

“É importante esclarecer que, nesse momento, apesar de estarmos com a capacidade produtiva reduzida em 20%, esse é um cenário muito mais ameno do que o período das fortes chuvas ocorrido no final de novembro, quando a ETA teve a captação bloqueada interrompendo o abastecimento dos bairros atendidos pela estação”, explica Alisson Shigueru Takahashi, Diretor Operacional.

A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumenta com fortes chuvas. Dessa forma, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção, para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.

A previsão da normalização do abastecimento é para este sábado (21), se as condições climáticas continuarem estáveis. Diante desse cenário, a Companhia recomenda o consumo consciente de água.

Abastecimento no Rio Bonito

A Companhia Águas de Joinville informa que, devido a um vazamento ainda não localizado no bairro Rio Bonito, a região está com o abastecimento comprometido nesta sexta-feira (20/1).

Já há equipe técnica atuando no local, para verificar o ponto do vazamento. Assim que for identificado, o reparo será realizado para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.