Seminário reúne orientadores, psicólogos e assistentes sociais que atuam em Escolas e CEIs de Joinville

Publicada em 10/11/2022 às 19:01
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta quinta-feira (10/11), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, realizou o Seminário de Orientação Educacional, Psicologia e Serviço Social na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Joinville. O evento reuniu cerca de 170 profissionais responsáveis pelo desenvolvimento pessoal, pelo acolhimento emocional e pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Joinville.

O seminário contou com uma palestra sobre a erradicação do trabalho infantil; com uma mesa-redonda sobre a construção de práticas em equipes multiprofissionais na educação; e com o compartilhamento de experiências de sucesso no combate ao preconceito racial, ao abandono escolar e à distorção idade-série.

O Seminário também marcou a entrega do Manual dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Rede Municipal de Joinville. O material fornece orientações para os profissionais que estão assumindo agora estas funções, que foram regulamentadas pela Lei Municipal 9.257/2022.

“As crianças e adolescentes têm o direito à educação garantido, mas isso significa muito mais do que simplesmente frequentar as aulas. Eles têm direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral, e todos que atuam nas escolas fazem parte disso. Mas é esta equipe multidisciplinar que pode compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos e o quanto questões sociais e emocionais podem estar afetando esse desenvolvimento”, salientou o secretário de Educação Diego Calegari.

Nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais, este trabalho é realizado pelo orientador educacional, e, desde 2021, tem o apoio de psicólogos e assistentes sociais contratados pela Secretaria de Educação. Atualmente, 16 psicólogos e 30 assistentes sociais atuam nas unidades educacionais da Rede Municipal de Joinville de forma integrada, realizando ações de mediação das relações sociais e por meio de intervenções, quando necessário.