Seminário de Vigilância Sanitária de Joinville qualifica empreendedores das áreas da saúde, alimentos e estéticos

Publicada em 31/07/2023 às 17:55
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Até sexta-feira (4/8), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza o 2º Seminário de Vigilância Sanitária.

O objetivo é capacitar empreendedores, profissionais e estudantes que atuam em áreas que impactam diretamente na saúde da população, sobre as atribuições da Vigilância Sanitária, no município, bem como esclarecer dúvidas e promover a troca de experiências.

“Neste ano a Vigilância Sanitária de Joinville completa 30 anos, e aproveitamos esse evento para divulgar os nossos serviços de forma educativa, mostrando que não temos apenas a atribuição de fiscalização punitiva”, explica Alisson Domingos, gerente da Unidade de Vigilância Sanitária da SES.

O evento teve início nesta segunda-feira (31/7), com a palestra sobre legislação aplicada às atividades de drogaria e diretrizes das fiscalizações sanitárias. A programação trouxe, também, mesa-redonda acerca dos regulatórios das redes de drogarias referente ao Sistema de Informação Estadual de Risco e Benefício Potencial.

Os temas despertaram o interesse de José Arlen da Silva, que atua como auxiliar regulatório em Joinville. Para ele, o evento representa a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre questões de legislação sanitária.

“No Seminário, a gente acaba conseguindo ter mais informações sobre vários assuntos. Hoje será tratada a questão do SIERBP que gera muitas dúvidas. Um dos meus maiores interesses é conhecer esse fluxo”, afirma.

De acordo com José Arlen, o evento também é uma forma de o poder público e a iniciativa privada compreenderem, de forma mútua, as suas formas de trabalho: “O Seminário dá essa abertura, já que muitas vezes a gente não entende como funciona. É uma iniciativa importante porque acabo conseguindo ver, de outro ângulo, as informações e fluxos dos trabalhos nossos e os deles”.

Vagas ainda disponíveis

Os interessados em participar da programação ainda podem se inscrever gratuitamente pelo site da Prefeitura de Joinville, no link bit.ly/seminariovigilancia. Os interessados poderão participar de um ou mais dias da programação, sendo que, para cada data deverá ser preenchido o respectivo formulário de inscrição.

Podem participar do Seminário indústrias e atacadistas de cosméticos e saneantes; químicos e farmacêuticos; estabelecimentos comerciais como açougues e peixarias; profissionais e estudantes de medicina veterinária e interessados em obter conhecimento prévio para realizar atividades voltadas ao comércio de origem animal; médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais atuantes em laboratórios, clínicas, hospitais e estabelecimentos da área da saúde; bem como, demais interessados em regularizar suas atividades.

O 2º Seminário de Vigilância Sanitária acontece no Centro Universitário Católica SC em Joinville (rua Visconde de Taunay, 427 – Centro – sala H20).

Programação da semana

– Terça-feira (1º/8), das 8h30 às 12h
Palestra Biossegurança e Centrais de Esterilização – CME

– Quarta-feira (2/8), das 13h30 às 17h.
Biossegurança e Boas práticas de manipulação em Alimentos
Legislação sanitária aplicada às atividades voltadas ao comércio de origem animal Principais infrações sanitárias encontradas no comércio de produtos de origem animal

– Quinta-feira (3/8), das 8h30 às 12h
Diferença de cosméticos e saneantes
Regularização e Controle Sanitário de Cosméticos e Saneantes Domissanitários Legislação sanitária, aplicada às atividades de Indústria e Comércio de Cosméticos e Saneantes Domissanitários
Registro e acompanhamento de produtos, pós mercado

– Sexta-feira (4/8), das 8h às 12h
Ação educativa alusiva ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto. O evento será exclusivo para os servidores municipais que trabalham no Centro de Atendimento ao Cidadão.