Seminário de Educação Especial discute os desafios atuais da educação inclusiva

Publicada em 13/07/2023 às 08:18
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os desafios da educação inclusiva estão sendo debatidos durante o 6º Seminário de Educação Especial, realizado pela Secretaria de Educação de Joinville, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), no Centro de Convenções da Univille. O evento é voltado para profissionais da educação, da saúde, estudantes e comunidade em geral.

O seminário tem como tema principal “Desafios atuais da Educação Inclusiva: conhecimento, equidade, sensibilidade e qualidade no ambiente escolar”. O evento conta com a inscrição de profissionais da Rede Municipal de Ensino, de escolas com turmas bilíngue e também representantes de outros municípios.

Para o secretário Diego Calegari, a educação especial tem o desafio de entregar para todos os alunos com deficiência a oportunidade de atingir o máximo do seu potencial. “Como educadores, precisamos ter olhares sensíveis para os alunos para que, a partir do nosso trabalho, consigamos atender e potencializar a aprendizagem de cada um desses estudantes”, defende.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a interpretação do Hino Nacional por um estudante da Rede Estadual de Ensino e uma apresentação de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que foram aplaudidos de pé pelo público.

Em seguida, houve a primeira palestra, com a psicóloga Ana Carolina Wolf Motta, sobre o autismo e a educação, na perspectiva da neurodiversidade. A programação ainda prevê outras seis palestras durante os dois dias de evento.

Entre elas, está a participação do professor José Raimundo Facion, referência em pesquisa e estudo sobre o autismo, com o tema “Inclusão escolar e suas implicações”. A palestra ocorre na quinta-feira, às 16h. As inscrições estão encerradas, pois todas as vagas foram previamente preenchidas.