Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo inicia nesta segunda-feira em Joinville

Publicada em 13/02/2023 às 13:39
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

Iniciou, nesta segunda-feira (13/2), a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo. A cerimônia de abertura ocorreu na Câmara de Vereadores. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e tem apoio da Prefeitura de Joinville, por meio de diferentes secretarias, e do gabinete do vereador Sales, além de parceria com a Pastoral Antialcoólica, Pastoral da Sobriedade e a Comunidade Terapêutica Vale da Luz.

O diretor-presidente do Departamento de Trânsito e secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, relatou na abertura da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo que a Prefeitura de Joinville tem investido intensamente em ações educativas e de prevenção, em relação aos perigos do uso de álcool aliado à direção.

“A Escola Pública de Trânsito (Eptran) tem uma atuação muito forte na conscientização. No final de semana passado, durante o Carnaval de Joinville, foram distribuídos materiais informativos para os foliões, alertando que quem bebe não pode dirigir”, afirmou o secretário.

A presidente do Comad e coordenadora do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas) da Secretária da Saúde, Jeruslaine Roeder Espindula, chamou a atenção do impacto do alcoolismo na saúde pública.

“Dos 1.200 atendimentos realizados anualmente no CAPS AD, cerca de 25% são pacientes que fazem uso abusivo de álcool. São pessoas que podem se envolver em acidentes de trânsito e que podem ter dificuldades em suas relações sociais e de trabalho”, informa a presidente do Comad.

A Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo foi instituída pela Lei 8.973, de autoria do vereador Luiz Carlos Sales e sancionada pelo prefeito Adriano Silva em julho de 2021. “Esta segunda Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo é uma oportunidade para estarmos nas escolas, nas empresas, nas igrejas, nas ruas e mostrar às pessoas que o álcool pode trazer sérias consequências”, pontua o vereador.

Programação

Nesta segunda-feira (13), como parte da programação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo, a Escola Pública de Trânsito (Eptran) realizou uma intervenção urbana no Centro de Joinville, ao lado do Monumento da Barca, com um veículo destruído em acidente de trânsito. O carro batido permanece no local até o final da semana.

“É justamente para impactar. Para que as pessoas olhem para o veículo e vejam o que o pode causar o uso do álcool aliado à direção”, explica o diretor-presidente do Departamento de Trânsito e secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

A Eptran realiza, ainda nesta segunda-feira, o Pedágio Educativo, às 16h, na rua Albano Schmidt, um trabalho de conscientização sobre os riscos de ingerir álcool e dirigir, com distribuição de material educativo, camisetas e uso de bafômetros descartáveis. A ação ocorreu também durante o Carnaval de Joinville.

Na terça-feira (14/2), o Pedágio Educativo será no Mercado Público, às 8h e 17h. Às 9h ocorre uma roda de conversa sobre os efeitos do álcool no organismo, no CAPS AD (rua Plácido Olímpio de Oliveira, 1489), da Secretaria da Saúde da Prefeitura. No mesmo horário, será realizada uma roda de conversa sobre prevenção ao alcoolismo, no CAPAS IJ (rua Alexandre Schlemn, 275). E às 19h é a vez da palestra de conscientização na Escola Municipal de Jovens e Adultos (rua Monsenhor Gercino, 1040).

A programação de quarta-feira (15/2) inicia com um Pedágio Educativo, às 8h, na rua Dona Francisca. A ação se repete às 16h. Às 17h, na Câmara de Vereadores, Alessandra de Mello, da Comunidade Terapêutica Vale da Luz, participa da Palavra Livre.

Na quinta-feira (16/2), às 8h e 17h, o Pedágio Educativo retorna ao Mercado Público. Às 19h, na Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira (rua Paranaguamirim, 333), ocorre uma palestra de conscientização.

Em parceria com a Pastoral Antialcoólica e Pastoral da Sobriedade, na sexta-feira (17/2), das 7h30 às 17h45, será realizado o Dia D Para Doação de Sangue, no Hemosc (avenida Getúlio Vargas, 198). O Pedágio Educativo será às 8h e 16h, na rua Monsenhor Gercino, esquina com a rua São Paulo.

A programação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo termina no sábado (18/2), às 9h, com uma ação de conscientização na Praça Nereu Ramos.