Secretária de Esportes de Joinville competiu em seis edições dos JUBs e duas nos jogos mundiais universitários

Publicada em 20/10/2023 às 10:54
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nas últimas duas semanas, a secretária de Esportes de Joinville, Caroline Antunes Rodrigues, tem tido a oportunidade de reviver um período muito importante e que foi marcante em sua história. É que Caroline foi atleta profissional de voleibol e participou seis vezes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Caroline começou a jogar vôlei aos 11 anos de idade. Filha de pai e mãe professores de Educação Física, o esporte estava presente na família. Mas a paixão pelas quadras fez ela escrever uma longa história como meio e saída de rede.

Entre 1991 e 2009, a atleta jogou em equipes brasileiras e estrangeiras como BCN/Osasco, Brasil Telecom/SBC, San Cugat/Espanha e Reggio Emilia/Itália.

“Os valores do esporte são importantíssimos para qualquer pessoa. Valores como disciplina, ética, trabalho em grupo, superação. O vôlei é ganhar e perder o tempo inteiro. Então, você tem que se levantar muito rapidamente para os problemas da vida. Foram bases muito importantes que eu levo pra vida”, conta.

No currículo, Caroline acumula também experiência na gestão esportiva e na organização de eventos esportivos. Hoje, a gestora está à frente da Secretaria de Esportes de Joinville, responsável por sediar a maior competição universitária da América Latina.

Como o JUBs é um grande evento multiesportivo, com uma operação gigantesca que envolve transporte, organização dos espaços e estruturas, o trabalho começou bem antes do início da competição e além da Sesporte, envolveu todo o time da Prefeitura de Joinville.

“Receber o JUBs para quem já os tinha jogado, é incrível. Pra mim, é muito emocionante porque eu participei de seis edições do JUBs, que foram anos muito bacanas na minha vida, mas não foram fáceis, eu jogava profissionalmente, treinava no infanto, juvenil, adulto, ia para a faculdade à noite. Como ganhava bolsa para jogar por eles, mesmo cansada após os jogos, a gente jogava pelas universidades também”, relembra a secretária.

Os times de São Paulo em que Caroline jogou, tanto UniSant’Anna quanto a UNIP se destacavam na modalidade. E por esse motivo, acabavam representando o estado de São Paulo nos JUBs. Em duas oportunidades que foram campeões do Brasil, representaram o país em duas edições das Universíades, que são os jogos mundiais universitários. Por isso, Carolina foi para Palma de Maiorca, na Espanha, e Izmir, na Turquia.

Trazer grandes eventos esportivos para Joinville é uma das missões da Sesporte. “Quando a gente chegou aqui já sabia do desafio, desde o começo a gente conversa com presidentes de confederações, comitês, contatos que temos pelo Brasil. Trouxemos eventos importantes e agora esse multiesportivo. Ver essa galera de todos os estados do Brasil, confraternizando, esse intercâmbio cultural, além do esportivo é demais”, afirma a secretária.

Os JUBs Joinville vai ficar na história da ex-atleta, agora secretária de Esportes, assim como será lembrado por muitos outros jogadores que vieram pra cá pela primeira vez. “Todos os dias quando vejo as pessoas vibrando e agradecendo pela receptividade, recebendo medalhas, não há o que pague, é só a retribuição para o esporte de tudo o que o esporte me deu, a emoção é maior ainda”, finaliza Caroline.