Secretaria de Educação premia medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicada em 29/11/2023 às 15:59
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville realizou a cerimônia de premiação dos medalhistas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na noite de terça-feira (28/11). O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal de Jovens e Adultos.

Os 40 alunos de escolas municipais premiados na OBMEP de 2022 receberam medalhas e os certificados da competição. Foram 50 medalhistas de bronze, 8 de prata e 2 de ouro. Eles foram ao evento acompanhados dos pais, professores e gestores escolares.

“Foram 18 milhões de estudantes que participaram da OBMEP em todo o Brasil, sendo 6,5 mil medalhistas. Isso significa que são quase 3 mil alunos para cada medalha, o que mostra o quanto nossos alunos são diferenciados. Com certeza, isso vai fazer diferença na vida deles”, comenta o secretário de Educação, Diego Calegari.

Além dos alunos, foram reconhecidos 13 professores da Rede Municipal de Ensino considerados destaques entre os educadores brasileiros por causa do engajamento das turmas e os resultados dos alunos. As Escolas Municipais Eladir Skibinski e Paul Harris também foram reconhecidas pelo alto desempenho dos estudantes na OBMEP.

Multimedalhista da OBMEP

Durante a cerimônia, os medalhistas ainda acompanharam o relato de Gabriel Beltram Correia, ex-aluno da Escola Municipal Carlos Gomes de Oliveira, que foi medalhista das quatro edições em que participou da OBMEP. Ele comentou sobre o impacto das conquistas em sua vida.

“Acho que todos aqui sabem que conseguir uma medalha na OBMEP, em que participam pessoas de todo o Brasil, é uma conquista e tanto. Com isso, vocês demonstram uma mistura gigantesca de potencial e dedicação. E espero que planejem com sabedoria suas vidas acadêmicas e realizem todos seus sonhos”, disse aos alunos.

Atualmente, Gabriel cursa o primeiro ano de licenciatura em Física na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e sonha em ser professor para impactar a vida dos alunos, assim como foi inspirado pelos professores durante a trajetória escolar.

OBMEP de 2023

A 18ª edição da OBMEP teve a primeira fase realizada em 30 de maio, com a participação de 53 unidades escolares de Joinville. Foram 1.217 alunos da Rede Municipal de Ensino, sendo 624 estudantes do nível 1 (6º e 7º anos) e 593 do nível 2 (8º e 9º ano), classificados para a segunda etapa, que ocorreu em 7 de outubro. A divulgação dos premiados está prevista para 20 de dezembro.