Secretaria de Educação oferece programa de formação inédito para estagiários

Publicada em 15/09/2021 às 13:22
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Estagiários que atuam na Rede Municipal de Ensino de Joinville estão sendo contemplados por um programa de formação oferecido pela Secretaria de Educação. É a primeira vez que estes encontros formativos são ampliados para os estudantes que atuam como auxiliares de educação. O programa começou este mês, com turmas no período matutino e vespertino.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente até o mês de dezembro. Participam deles os alunos de Pedagogia, Letras e Matemática que já atuam nas escolas municipais de Joinville.

Segundo o gerente de formação, avaliação e inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, o objetivo é ajudá-los a pensar em instrumentos e registros para o reforço escolar, principal atividade executada pelos estagiários nas escolas. Na primeira aula, por exemplo, os estagiários aprenderam como elaborar e aplicar um instrumento de avaliação diagnóstica para verificar o que, de fato, irão trabalhar com seus alunos.

“Sentíamos falta de conhecimento em práticas metodológicas entre os estagiários. Afinal, quando um aluno vai para o reforço escolar, sabemos que o professor de sala de aula já fez mais de uma tentativa de ensiná-lo aquele conteúdo. Então você precisa pensar em estratégias diferenciadas para trabalhar com o estudante. Por isso, pensamos em trabalhar com metodologia ativa, focando na aprendizagem e nas habilidades essenciais para cada ano e cada série”, explica Cleberson.