Secretaria de Educação está com matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Publicada em 01/02/2023 às 18:14
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal. A modalidade de ensino é voltada para alunos a partir de 15 anos de idade, que estejam em qualquer nível de aprendizagem e não completaram o Ensino Fundamental.

As matrículas devem ser realizadas até o fim de fevereiro, apenas presencialmente, nas escolas onde funcionam a EJA: Adolpho Bartsch (Pirabeiraba), Prefeito Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Professora Laura Andrade (Jardim Iririú), Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova), além da Escola Municipal de Jovens e Adultos (Itaum).

Os alunos devem reunir os documentos necessários, como carteira de identidade, CPF, declaração de vacinas e histórico escolar – a lista completa pode ser acessada no link  – e apresentar na secretaria da unidade escolar. Quem não tiver o histórico das séries iniciais, poderá realizar o teste de nivelamento. A matrícula será efetivada no momento da entrega da documentação.

“Queremos chamar toda a população que precisa continuar os estudos para participar da EJA 4.0, em que fazemos uma educação por meio de vivências e experimentação, com metodologias ativas e foco no protagonismo dos estudantes. Também temos a inserção da tecnologia no dia a dia do estudante, com aulas em ambientes virtuais de aprendizagem, em parceria com o Senai” conta Deyze Faust, gerente de Apoio à Aprendizagem.

Os alunos que não concluíram o Ensino Fundamental ainda têm a opção pela modalidade da EJA em um formato 80% à distância. Neste modelo, a Secretaria de Educação mantém parceria com o Sesi/Senai para a formação e qualificação profissional. Serão turmas em três escolas: João de Oliveira (matrícula no dia 9/2), Eladir Skibinski (10/2) e Pauline Parucker (13/2). A matrícula também deve ser realizada presencialmente na escola em que o aluno deseja estudar.

Como funciona o Ensino de Jovens e Adultos

A EJA é dividida em duas modalidades: primeiro segmento (1º a 5º ano), em que o aluno avança à medida em que evolui no aprendizado, por meio de testes de nivelamento; e segundo segmento (6º a 9º ano), no qual o estudante faz um ano regular por semestre, podendo concluir toda a etapa em dois anos.

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. Em quatro dias da semana, os alunos têm aula na escola, com base nas áreas do conhecimento, enquanto no outro dia acontece a qualificação profissional, em parceria com o Senai. São ofertados os cursos de assistente de controle de qualidade, controlador e programador de produção, assistente administrativo e inspetor de qualidade.