Secretaria de Educação entrega impressoras 3D para 70 escolas municipais

Publicada em 21/11/2023 às 17:30
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os alunos de 70 escolas municipais de Joinville ganharam um novo equipamento para ajudar a potencializar ainda mais o aprendizado por meio da tecnologia. A partir deste mês, eles terão acesso a impressoras 3D dentro dos espaços makers como uma ferramenta adicional para utilizar em aulas e projetos desenvolvidos pelos professores.

A inovação disponibilizada às escolas pela Secretaria de Educação ocorre após a contratação do serviço por meio de locação, em um investimento de R$ 374.893,76.

O contrato tem duração de um ano e pode ser renovado pela Prefeitura de Joinville. Ele inclui a implantação das impressoras, treinamento dos profissionais, serviços de manutenção corretiva e preventiva, peças e componentes, e o fornecimento de suprimentos e insumos necessários para utilização dos equipamentos.

“As impressoras 3D são mais um dos investimentos que temos feito em tecnologia para transformar a forma como ensinamos nossos alunos, trazendo mais criatividade e ‘mão na massa’ para o dia a dia. Desde 2021, já aplicamos R$ 130 milhões na aquisição de kits de robótica, chromebooks, notebooks e projetores interativos, além da instalação de rede wi-fi em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, ressalta o secretário de Educação, Diego Calegari.

Os novos equipamentos foram entregues às escolas durante o mês de novembro e os professores integradores de mídias e tecnologias (PIMMs), responsáveis pelos espaços makers das unidades, passam por formação específica com a empresa desde o início desta semana. Com isso, estarão preparados para iniciar o desenvolvimento de projetos com os estudantes.

As impressoras 3D vão auxiliar as escolas a ampliar o alcance do trabalho realizado nos espaços makers, onde o aprendizado está associado à experimentação, trabalho em grupo e interdisciplinaridade.

Além disso, as impressoras contribuem para aproximar os alunos do mercado de trabalho, fazendo com que entendam as tendências mundiais no âmbito da tecnologia. Atualmente, a produção de protótipos é aplicada a diversas áreas do conhecimento que vão desde a medicina até engenharia e arquitetura.