Secretaria de Educação acompanha mudanças e implanta melhorias na gestão da alimentação escolar

Publicada em 28/09/2023 às 17:46
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Desde segunda-feira (25/9), a gestão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville acompanha em tempo integral o andamento da mudança no sistema de alimentação escolar para realizar as melhorias necessárias para a eficiência da operação.

Entre as ações diárias do grupo de trabalho que acompanha a situação estão o contato com a responsável pelo serviço, um levantamento on-line com as unidades de ensino sobre o andamento da operação e visitas das equipes técnicas em escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Nesta quarta-feira (27), terceiro dia de funcionamento do modelo, uma reunião on-line entre gestores da Secretaria e as direções das unidades de ensino reforçou orientações que já têm sido repassadas, tirou dúvidas e serviu para o compartilhamento de experiências entre as unidades.

“Estamos atuando junto à empresa e aos gestores das unidades para ajustar o que ainda pode estar afetando a operação. Também fizemos um comunicado oficial para as famílias tirando dúvidas e reforçando a Ouvidoria como canal de contato”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

O acompanhamento diário da situação em todas três frentes (empresa, unidades de ensino e famílias) vai permanecer durante todo a etapa de adaptação. Já as análises de qualidade e atendimento feitas pelas escolas em CEIs, previstas em contrato, serão contínuas.

Perguntas e respostas sobre a alimentação nas escolas municipais de Joinville

– Como foi escolhida a empresa que está prestando serviço de merenda?
A definição foi por meio de processo de licitação. A vencedora da concorrência foi a mesma empresa que já atuava nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Agora, além de produzir nas Escolas e CEIs e distribuir a merenda, esta empresa também atende às necessidades logísticas, como a compra da maior parte dos alimentos.

– Como funciona a carteirinha de identificação para receber a alimentação?
Os alunos ganharam uma carteirinha para ser apresentada antes da refeição. Caso esqueça, o aluno deve informar ao responsável por acompanhar a alimentação. Nenhum aluno ficará sem comer por não portar a carteirinha. Com essas informações, será possível planejar de forma mais eficiente a compras de alimentos, além de respeitar as possíveis especificidades de crianças com restrições alimentares, por exemplo.

– É permitido repetir a merenda?
Sim, o aluno pode repetir a merenda. Para fins de contrato, ou seja, para poder ter uma dimensão inicial de quanto alimento seria necessário em todas as 167 unidades, foi considerado um prato mais uma repetição para cada aluno. Como essa é apenas uma média de cálculo, o aluno que desejar poderá repetir até suprir sua necessidade alimentar.

– Muda alguma coisa para quem prefere levar lanche de casa?
Não. Nestes casos, a situação continua da mesma forma.

– Como relatar alguma situação envolvendo a merenda?
Toda situação envolvendo a alimentação escolar pode ser relatada oficialmente por meio da Ouvidoria da Prefeitura, usando o aplicativo Joinville Fácil, o nosso site ou o telefone 156 entre 8h e 14h de dias úteis. Os registros relacionados com a situação da merenda serão tratados com prioridade.