Durante o Setembro Amarelo, mês focado em ações de valorização da vida e cuidados com a saúde mental, a Secretaria da Saúde de Joinville intensifica suas ações de conscientização sobre o tema e orienta sobre a busca por acompanhamento adequado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
“O cuidado com a saúde mental é prioritário e está vinculado a diferentes níveis de atenção, desde a Atenção Primária, passando pelos serviços especializados, até o nível hospitalar. Ele começa com a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), que tem o objetivo de promover, prevenir e tratar a saúde da população de forma integral”, destaca Ana Caroline Giacomini, gerente de Serviços Especiais e Saúde Mental da Secretaria da Saúde.
Entre os cuidados da saúde mental no município, a abordagem do tratamento vai além dos medicamentos. Trabalhos terapêuticos conduzidos por terapeutas ocupacionais, arteterapia e as Práticas Integrativas Complementares (PICs) têm conquistado cada vez mais espaço e se tornado fundamentais para o restabelecimento dos pacientes.
“O cuidado em saúde mental segue a perspectiva da reabilitação psicossocial, ao resgatar a saúde mental valorizando o que há de saudável na pessoa e restabelecendo seus laços comunitários, sociais e familiares”, enfatiza a gerente.
Além do acompanhamento na Atenção Primária, casos de maior complexidade são acompanhados por equipes especializadas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem tratamento intensivo para sofrimento psíquico intenso ou transtornos mentais graves. Os CAPS funcionam como serviços de porta aberta, dispensando agendamento prévio para o acolhimento inicial.
Tão importante quanto o encaminhamento adequado e o medicamento é o papel da família, uma aliada no tratamento. “O suporte é crucial para um tratamento completo e eficaz e proporciona ao usuário mais confiança e engajamento. É também uma oportunidade para fortalecer os laços afetivos”, ressalta Ana.
Os endereços e horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde da Família estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville). Já para receber atendimento especializado em casos de sofrimento psíquico grave, a recomendação é buscar as unidades do CAPS II Nossa Casa (Rua Pernambuco, 115 – Anita Garibaldi, das 7h às 18h) e CAPS III Dê Lírios (Rua Tubarão, 128 – América, das 8h às 18h), sem necessidade de agendamento.
Saúde mental no trabalho exige atenção
Em uma ação desenvolvida pelo Conselho Municipal de Saúde, elaborada por profissionais de saúde em parceria com entidades do município, foi disponibilizado no site da Prefeitura de Joinville um material educativo gratuito que pode ser compartilhado pela população para promover esclarecimentos sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
O conteúdo traz informações sobre principais sintomas, como prevenir, tratamento e onde buscar atendimento. Para acessar, baixar e compartilhar é possível acessar o site da Prefeitura (bit.ly/MateriaisConscientizacaoSaude).
Unidades de Saúde promovem ações no Setembro Amarelo
Durante o mês do Setembro Amarelo, unidades de saúde do município oferecem ações alusivas à promoção e reflexão sobre saúde mental. A programação é gratuita e aberta a toda a população, confira a agenda:
6/9, às 9h, na UBSF Floresta (Rua República do Peru)
“Movimenta a mente: exercícios e nutrição na saúde mental”, com a nutricionista Marcelle e o educador físico Rullan.
Aberto à comunidade.
15/09, das 9h às 11h, no auditório da UBSF Glória (Rua Brigada Lopes)
Diálogos Arte para Todos – alusivo ao Setembro Amarelo
O evento faz parte do projeto “Arte e Saúde Mental para Todos”, aprovado pelo PNAB e realizado pelo Instituto Impar, em parceria com a Secretaria de Saúde. A programação traz a vivência artística do Grupo de Teatro Louco é Pouco, palestra sobre arte e saúde mental e roda de conversa. Evento para os profissionais da rede de atenção psicossocial (CAPS), SOIS, psicólogos e assistentes sociais da Educação.
20/9, das 9h às 16h, na UBSF Lagoinha (Rua Laura Corrêa da Silva, 312, Morro do Meio)
Evento alusivo ao Setembro Amarelo com aulão de ginástica, dança, música, palestra e orientação voltada à saúde mental.
Aberto à comunidade.
22/09, às 14h30, no Auditório da Paróquia Cristo Ressuscitado (rua Guararapes, 100, Floresta)
Palestra “Além do Setembro Amarelo: como cuidar da saúde da mente o ano todo!”
Aberto à comunidade.
23/9, das 7 às 19h, na UBSF Floresta (Rua República do Peru)
Plantão psicológico individual. Para participar, informe o nome na recepção da unidade para que a equipe retorne com agendamento do seu horário para atendimento nos dias do plantão. Vagas limitadas.
24/9, às 8h30, no CRAS Floresta (Rua República da China, 222)
Oficina de Arteterapia. Interessados devem deixar o nome na recepção da unidade. Vagas limitadas.
25/9, das 7h às 19h, na UBSF Floresta (Rua República do Peru)
Plantão psicológico individual. Para participar, informe o nome na recepção da unidade para que a equipe retorne com agendamento do seu horário para atendimento nos dias do plantão. Vagas limitadas.
26/9, das 8h às 9h, na UBSF Floresta (Rua República do Peru)
Práticas de meditação: desacelerando para viver o presente. Para participar, preencha a inscrição na recepção da unidade.
26/9, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h, no CRAS Floresta (Rua República da China, 222)
Vamos conversar sobre saúde mental na adolescência?
Para adolescentes de 15 a 17 anos. Inscrições pelo link: https://bit.ly/3JLQIHo
26/9, das 14h às 17h, na UBSF Jardim Paraíso ( Avenida Júpiter, 1.700)
Tarde Cultural (alusiva ao setembro amarelo)
Evento do projeto “Arte e Saúde Mental para Todos”, aprovado pelo PNAB e realizado pelo Instituto Impar, em parceria com a Secretaria de Saúde. Entre as atrações está a apresentação e vivência artística com o Grupo de Teatro Louco é Pouco, oficinas culturais de capoeira, literatura, apresentações de dança e musicais, brechó, artesanato, palco aberto para apresentação de artistas usuários da RAPS e lanche da tarde. O evento conta com recursos de acessibilidade – intérprete de Libras e audiodescrição aberta. Aberto para toda a comunidade.
27/9, das 9h às 16h, na UBSF Glória (Rua Brigada Lopes)
Dia da Valorização da Vida
Programação para adolescentes e familiares da comunidade em um evento dedicado à reflexão, conscientização e promoção da saúde mental, com atividades físicas e lúdicas, sessão de cinema e roda de conversa.