Secretaria da Saúde de Joinville segue acompanhando os casos de Covid-19

Publicada em 25/11/2022 às 09:09
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

No início do mês de novembro, Joinville recebeu a confirmação do primeiro caso de Covid-19 da variante BQ.1.1, derivada da Ômicron na cidade. Além disso, o Ministério da Saúde tem mapeado outras mutações do vírus em todo o território nacional. Embora a gravidade e a mortalidade sigam com percentuais baixos em Joinville, é preciso manter cuidado para evitar a disseminação da doença.

“Nós seguimos acompanhando a situação da Covid-19. Assim como verificamos em outros momentos, quando surgiram variantes ou sublinhagens do vírus, há uma oscilação no número de casos. Até o momento, esta variação está dentro da normalidade”, explica Andrei Kolaceke, secretário da Saúde de Joinville.

Na apuração dos dados realizada no fechamento da última semana epidemiológica, Joinville registrou 938 casos ativos de Covid-19. Na ocasião, havia 23 pessoas internadas, sendo 7 em Unidade de Terapia Intensiva e 16 em Enfermaria.

“Ao analisar a série histórica, notamos que em julho deste ano, quando já não havia mais o uso obrigatório de máscara e as restrições não eram mais aplicadas, nós tínhamos um cenário epidemiológico semelhante ao que temos hoje”, pontua Andrei.

Alteração no fluxo de isolamento

De acordo com a Nota Técnica 004/2022/GVS, que atualiza as recomendações para a Covid-19, levando em consideração as diretrizes do Ministério da Saúde, houve alteração no fluxo de isolamento.

A partir de então, os familiares e pessoas que tenham contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e que não apresentem nenhum sintoma, não têm indicação para isolamento, mas é recomendada a utilização das medidas de proteção por 10 dias. Caso o contactante apresente algum sintoma, mesmo que leve, deve iniciar o isolamento imediatamente.

A Nota Técnica também destaca a importância da realização de testagem para os casos suspeitos, visando a detecção precoce e a interrupção da cadeia de transmissão.

Exames continuam disponíveis

Os exames para diagnóstico seguem sendo oferecidos em toda a Rede Pública de Saúde de Joinville. Atualmente, há em estoque aproximadamente 85 mil testes, quantidade suficiente para atender a demanda que se apresenta.

A taxa de positividade dos exames realizados em Joinville é de aproximadamente 25%, ou seja, a cada quatro exames realizados, um é positivo para Covid-19.

Proteção nos estabelecimentos de Saúde

Com o objetivo de evitar a transmissão da Covid-19, a Prefeitura de Joinville orienta a população que buscar as unidades de atendimento da Secretaria da Saúde com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, que utilize a máscara de proteção.

“Nós estamos recomendando esta medida de segurança para evitar a disseminação da doença com a contaminação de outros pacientes e da equipe de atendimento”, observa o secretário.

Vacinação em livre demanda

As autoridades de saúde continuam recomendando a vacina como estratégia eficaz contra a Covid-19. Em Joinville, o imunizante está sendo administrado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (com exceção da UBSF Jativoca), em todas as regiões da cidade, e também na Sala Central de Imunização (rua Abdon Batista, 172 – Centro – das 7h às 18h).

A vacinação de crianças com idade entre 3 e 4 anos e a segunda dose de Coronavac estão disponíveis na UBSF Fátima, na UBSF Pirabeiraba, na UBSF Aventureiro I e na Sala Central de Imunização. Para as crianças de 6 meses até 2 anos, o imunizante está disponível na Sala Central de Imunização.

Até 21 de novembro, foram administradas 508 mil primeiras doses; 447,2 mil segundas doses; 212 mil doses de reforço (3ª dose); e 65,4 mil doses adicionais (4ª dose). Atualmente, há 60 mil joinvilenses que não retornaram para tomar a segunda dose, estando com a aplicação em atraso para completar a primeira etapa do esquema vacinal.

“Nós reforçamos a importância da vacinação para que possamos continuar mantendo a situação da Covid-19 sob controle. Pedimos para todos os joinvilenses que confiram sua carteira de vacinação e procurem nossas unidades para manter a imunização em dia”, conclui Andrei.