Para fortalecer a qualidade da assistência de urgência e emergência para atendimento da população, a Secretaria da Saúde de Joinville promove nesta terça e quarta-feira (2 e 3/12), na Univille, o simpósio “Qualificação em Prática na Urgência e Emergência”.
O encontro reúne profissionais da urgência e emergência, da Atenção Primária e estudantes da área da saúde, e também marca os 20 anos da implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Joinville.
A capacitação visa fortalecer as competências técnicas das equipes e melhorar a cobertura e qualidade do atendimento da urgência e emergência. O simpósio apresenta temas que integram a rotina desses profissionais, como as habilidades de tomada de decisão, qualidade da assistência, emergências cardiovasculares, AVC, trauma e violência, entre outras capacitações e mesas redondas.
“No atendimento pré-hospitalar, tempo é vida, e a urgência e emergência são locais em que nenhum de nós gostaríamos de estar enquanto pacientes. Mas os profissionais que atuam nesse cenário precisam estar preparados para receber o cidadão que depende deste atendimento, do profissionalismo e da sensibilidade de quem presta este serviço no nosso município. Parabéns a todos que fazem ou já fizeram parte do atendimento do SAMU Joinville”, destaca a secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante,
O SAMU é responsável por prestar socorro imediato à população em diversas situações de urgência e emergência, como traumas, casos clínicos, pediátricos, obstétricos, psiquiátricos, entre outros tipos de ocorrência.
Atualmente, a equipe municipal do SAMU atua com 33 profissionais e realiza uma média de 1,2 mil atendimentos ao mês. Fundamental para salvar vidas e evitar agravamento de determinadas condições de saúde, é um serviço móvel de atendimento 24 horas e que pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.