Secretaria da Saúde de Joinville aplica 2,3 mil doses de imunizantes em Dia D de vacinação

Publicada em 15/04/2024 às 08:45
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Secretaria da Saúde de Joinville realizou neste sábado (13), o Dia D de vacinação contra a gripe e dengue. Ao todo, foram aplicadas 2.324 doses de imunizantes, sendo 1.608 doses da vacina contra a influenza (gripe), 151 contra a dengue e o restante de outros imunizantes para atualizar a Carteira de Vacinação.

Benta Rodrigues, de 75 anos, esteve na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Leonardo Schilikmann, no Iririú, uma das 21 UBSFs abertas oferecendo a vacinação.

“Eu tomo todo ano. É importante porque se der uma gripe, não dá forte. E assim a gente se protege”, diz a aposentada.

Aline Jahn, que é auxiliar de educador e a filha Amanda Fermandes Jahn, de 11 anos, também se vacinaram. Aline recebeu a vacina contra a gripe e a filha o imunizante contra a dengue.

“Eu acho importante pela questão da prevenção. Quem tem interesse e puder, aconselho a vacinar também”, afirma Aline.

Vacinação durante a semana

Quem não conseguiu ir até uma das UBSFs abertas nesse sábado, mas faz parte do público-alvo, pode procurar um Posto de Saúde durante a semana. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).

Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar aos locais de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.

Para receber a vacina, basta apresentar um documento oficial com foto, Carteira de Vacinação e um comprovante da profissão exercida para quem é trabalhador em alguma das áreas previstas para receber o imunizante contra a gripe.

Vacina contra a gripe

Nesta etapa da campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.

Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Vacina contra a dengue

Para a vacina da dengue, o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.