Secretaria da Saúde confirma mais três óbitos por dengue em Joinville

Publicada em 16/05/2022 às 17:19
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta segunda-feira (16/5), a Secretaria da Saúde confirmou mais três óbitos em decorrência da dengue em Joinville. Desde o início deste ano, sete pessoas perderam a vida em função de complicações ocasionadas pela dengue. Em 2021, cinco mortes por este motivo foram registradas.

As confirmações foram feitas após investigação epidemiológica de óbitos ocorridos entre o final de abril e o início de maio. Os três casos confirmados são: uma mulher, de 72 anos, moradora do Comasa; um homem, de 79 anos, morador do Boa Vista; e uma mulher, de 51 anos, moradora do Costa e Silva. Todos possuíam histórico de comorbidades e foram atendidos em unidades da Rede Pública de Saúde de Joinville.

Mutirão amplia atuação

Nesta segunda-feira (16/5), a equipe da Vigilância Ambiental inicia uma nova etapa do mutirão de combate à dengue. Durante a semana, os agentes de combate a endemias visitarão galpões que abrigam cooperativas de reciclagem e similares, fortalecendo a fiscalização e intensificando as ações de orientação.

Na semana passada, o mutirão realizou ações coordenadas nos cemitérios da cidade. Ao todo, foram recolhidas mais de 7 toneladas de resíduos em 14 cemitérios de Joinville. Em diversos pontos também foram coletadas amostras de material para análise.

Coleta de pneus usados

Frequentemente, a equipe da Vigilância Ambiental identifica criadouros do mosquito Aedes aegypti em pneus usados que acumulam água parada. Com o objetivo de intensificar a coleta destes materiais, a Prefeitura de Joinville está disponibilizando um ponto de coleta.

O ponto de coleta de pneus usados é na Subprefeitura da Região Leste, que fica na rua Albano Schmidt, 4932, no bairro Comasa. Além disso, é possível solicitar a coleta de pneus usados por meio da Ouvidoria, ou pelo telefone 156. A ação de coleta de pneus usados teve início nesta segunda-feira (16/5) e vai até o fim da próxima semana.