Semana do Aleitamento em Joinville tem ações especiais

Publicada em 03/08/2021 às 09:24
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na segunda-feira (2/8), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), deu início a uma série de ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida de 1º a 7 de agosto.

Uma das novidades é o Disque Amamentação, que estará disponível permanentemente por meio do Ligue/Web Saúde. Pelo serviço, os usuários serão atendidos por enfermeiras que poderão esclarecer dúvidas e dar informações importantes para lactantes e público em geral.

O Disque Amamentação funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone ou WhatsApp, por meio do número (47) 3481-5165.

Em outra ação interativa, um jogo com perguntas e respostas recorrentes sobre aleitamento materno vai ser disponibilizado às mães e aplicado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Entre as dúvidas, estão a possibilidade de congelar o leite materno, a polêmica sobre o “leite fraco”, a amamentação sob livre demanda e o desmame do bebê.

Ainda como ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a SES vai divulgar o programa Mama Nenê, que tem a parceria da Secretaria de Educação e do Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas, e a divulgação do vídeo sobre o pré-natal odontológico e amamentação.

Mamaço será realizado em dois bairros

No dia 6 de agosto (sexta-feira), a partir das 14h30, o Mamaço vai movimentar a UBSF Parque Douat (rua Inambaú, 4003 – Costa e Silva). Durante a tarde, haverá oficina de shantala, sorteio de brindes, piquenique ao ar livre e amamentação à vontade para os bebês.

No mesmo dia, a partir das 15h, as mamães estão convidadas para Mamaço com Café, na UBSF Morro do Meio (rua Itapeva – Morro do Meio).

Profissionais participam de concurso de cartazes

O concurso de cartazes é direcionado aos profissionais da Rede Pública e aborda o tema da campanha deste ano. Os trabalhos serão expostos no saguão da Secretaria da Saúde durante esta semana e avaliados pelos critérios de criatividade, coerência e clareza na abordagem. Ao final da votação, o cartaz vencedor será referência do tema amamentação e utilizado como modelo pela SES ao longo deste ano.

O tema da campanha mundial deste ano é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Os objetivos são informar as pessoas sobre a importância de apoiar a amamentação como responsabilidade vital de saúde pública, promover a integração entre a comunidade e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno promovendo a saúde coletiva.

Leite materno é considerado alimento padrão ouro

Por oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê, até os seis meses de vida, o leite materno é considerado o alimento “padrão ouro”.

O termo inspira a campanha nacional Agosto Dourado, que dedica o mês ao fortalecimento de ações intersetoriais, valorizando o aleitamento materno.

De acordo com a médica pediatra da SES, Fátima Mucha, além de ser um momento especial de afeto na relação entre mães e bebês, a amamentação é importante fonte de saúde e qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 13% das mortes de crianças menores de cinco anos, poderiam ser prevenidas com o aleitamento materno.

“O leite materno contém cerca de 250 nutrientes que fortalecem os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarreias. Com a amamentação, reduzimos tanto a morbidade quanto a mortalidade infantil”, destaca a pediatra.