Saúde Mental é tema de capacitações e eventos em Joinville

Publicada em 16/05/2023 às 18:14
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A programação da Semana de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental foi oficialmente aberta pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em evento realizado na noite de segunda-feira (15/5), no Centro de Convenções da Univille.

Estiveram presentes a diretora executiva da SES, Marlene Bonow Oliveira, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e do Poder Legislativo de Joinville, membros do Conselho Municipal da Saúde e das instituições e universidades parcerias, profissionais da rede de Assistência Psicossocial de Joinville e municípios da região, além de acadêmicos e usuários do serviço municipal de saúde.

Em um momento especial da noite, o Grupo de Teatro Arte Para Todos apresentou a peça “Louco é Pouco”. Criado em 2021, o grupo é formado por participantes da Oficina de Teatro SOIS – Arte para Todos – Serviços Organizados de Inclusão Social da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e o Programa de Formação Cultural Arte para Todos do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar).

A noite de abertura da Semana de Conscientização sobre Saúde Mental foi encerrada com a mesa redonda “Políticas de Atenção Psicossocial”.

As ações da Semana de Conscientização sobre Saúde Mental são voltadas para capacitações de profissionais que trabalham na área e incluem palestras e atividades interativas. O encerramento da programação acontece na quinta-feira (18/5), Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Em alusão à data, haverá caminhada da Praça da Bandeira até a Católica de SC, aberta para todas as pessoas. A concentração será na praça, às 8h30 e haverá intervenções artísticas. A caminhada vai até a universidade na rua Visconde de Taunay onde serão oferecidas oficinas com temática de saúde mental, voltadas aos usuários, profissionais e comunidade. As atividades desse dia são abertas para o público em geral e não há necessidade de inscrição.

Saúde mental em Joinville

A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde de Joinville conta com serviços interligados e direcionados ao atendimento de diferentes públicos, compostos por equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médico psiquiatra.

Os casos leves e moderados podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

Já em situações avaliadas como moderadas a graves são encaminhadas para as unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que também atendem a diferentes tipos de transtornos.

O CAPS II – Nossa Casa, e o CAPS III – Dê-Lírios, atendem pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves, crônicos e persistentes. Para o CAPS AD – Álcool e Drogas são encaminhados os usuários com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. E o CAPS IJ – Infanto Juvenil – Cuca Legal, atende a crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes ou crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas.

A rede conta, ainda, com o Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) que oferece reabilitação e inclusão social; com as Residências Terapêuticas, que são moradias para usuários egressos de longo período de internação hospitalar.

CAPS II
Local: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi