Saúde de Joinville reforça importância da vacinação no Dia Nacional da Imunização

Publicada em 07/06/2023 às 11:45
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira, 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Imunização, data que tem o objetivo de destacar a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva.

Em Joinville, a Secretaria da Saúde (SES) busca cada vez mais estratégias para ampliar a cobertura vacinal. Entre as medidas, estão a identificação dos públicos-alvo e ações dirigidas a esses grupos, ampliação de horário nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) com atendimentos inclusive aos sábados.

Também foram feitas parcerias com empresas e indústrias, e com a Secretaria de Educação (SED), que exige a declaração de cobertura vacinal atualizada das crianças no ato da matrícula nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Ainda assim, existem desafios para alcançar as metas desejadas, conforme avalia a diretora executiva da SES, Fabiana Almeida: “Mesmo ofertando atendimento em horários ampliados, em pontos estratégicos diferentes, ainda não conseguimos atingir toda a população. Nossa meta junto ao Ministério da Saúde, é alcançar 95% da cobertura vacinal, mas nosso desejo seria vacinar 100% dos joinvilenses. Nosso principal desafio é a parceria com a população para que venha receber a imunização”.

De acordo com a Secretaria da Saúde, um dos pontos críticos da vacinação, em Joinville, é a procura pelas doses de reforço previstas no calendário vacinal das crianças que, muitas vezes, acabam sendo esquecidas pelos pais. Com isso, aumenta a possibilidade de reincidência de doenças já consideradas erradicadas, como a poliomielite, o sarampo e rubéola, colocando em risco a saúde pública.

“Quando observamos a queda da cobertura vacinal, vimos a reintrodução de algumas doenças no Brasil. Se algumas doenças não existem mais, é porque foram combatidas com as vacinas”, reforça Fabiana.

Em Joinville, cerca de 900 mil doses de imunizantes são aplicadas anualmente. Além da ampla rede, as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família estão preparadas para orientar e atender ao público que deseja se vacinar.

“É só procurar uma das nossas Unidades e levar um documento de identificação. Lá, vamos abrir o cartão que consta no prontuário do usuário e orientar todas as doses de vacinas que podem e devem ser tomadas”, completa a diretora.

Vacinas são seguras, eficazes e gratuitas

No Dia Nacional da Imunização, os benefícios garantidos pelas vacinas e o acesso gratuito aos imunizantes, devem ser lembrados pela população.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, oferta atualmente 45 diferentes imunizantes, com vacinas destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

As vacinas são seguras, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis.

“É uma comemoração termos acesso à imunização. Prevenir qualquer tipo de doença é a melhor opção. E nada mais seguro e eficaz do que as vacinas que são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, conclui Fabiana.

Onde se vacinar

Em Joinville, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados e pontos facultativos. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br. A Sala Central de Imunização funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.