Saúde de Joinville recompõe equipes de atenção primária e investe em infraestrutura para atender a população

Publicada em 09/11/2023 às 11:22
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Seis meses após o anúncio de um Plano de Melhorias para a Saúde de Joinville, a maior parte das medidas anunciadas já está em funcionamento.

A partir do planejamento e esforço da gestão da Secretaria, foi possível recompor as equipes de estratégia de saúde da família. Atualmente, são 164 que atendem nas UBSFs de Joinville, todas elas com médico. Além da contratação de profissionais aprovados em processos seletivos, a Prefeitura aderiu ao Programa Mais Médicos.

Dos 21 profissionais aprovados pelo Governo Federal, 15 foram homologados e 14 assumiram a vaga. Uma médica está em licença maternidade. A Prefeitura aguarda a homologação de outros 6 profissionais.

Com essa recomposição das equipes, a ampliação no horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde da Família foi colocada em prática. No primeiro semestre deste ano, seis UBSFs ficavam abertas até 19h. Agora, são 15 que atendem a população entre 7h e 19h. As unidades que tiveram ampliação no horário são: Jardim Paraíso I e II, Costa e Silva, Iririú, Bom Retiro, Floresta, Jarivatuba, Comasa, Aventureiro II e Pirabeiraba.

“Esse é um trabalho contínuo e que exige acompanhamento diário. Tradicionalmente, a rotatividade dos profissionais médicos é grande. Por esse motivo, precisamos estar constantemente atentos a esses movimentos para que logo que um profissional peça desligamento, ele possa ser substituído o mais breve possível”, explica a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt.

Outra medida que facilitou a vida de quem precisa atualizar a Carteirinha de Vacinação é a possibilidade de receber os imunizantes sem a necessidade de retirar senha. Agora, todas as UBSFs de Joinville realizam o serviço durante o horário de funcionamento, desde que o usuário chegue ao local até meia-hora antes do fechamento das unidades.

“Sem dúvida, essas ações fortalecem a atenção primária e garantem que a população tenha acesso a esse serviço fundamental no dia a dia das pessoas. Garantir uma atenção primária que atenda a população no período adequado, faz com que toda a rede seja organizada. Quando a população entende que pode procurar uma UBSF ao ter sintomas leves, ou para acompanhamento, evitamos que aumente o movimento nas UPAs, por exemplo”, exemplifica Marlene Bonow Oliveira, diretora executiva da Secretaria da Saúde.

Investimentos em construção de novas unidades e reformas ultrapassam R$ 42 milhões

Desde 2021, a Prefeitura de Joinville entregou para a comunidade quatro Unidades Básicas de Saúde da Família totalmente novas ou revitalizadas. O investimento nas obras das UBSFs Bom Retiro, Aventureiro II, Willy Schossland e Vila Nova Rural ultrapassam os R$ 6,1 milhões. Os locais oferecem salas adequadas para atendimento médico e de enfermagem, realização de procedimentos, como curativos e sala de vacinação.

Outra entrega importante foi feita durante o mês de outubro, com a inauguração da Clínica Especializada em Saúde da Mulher. O espaço fica no mesmo prédio da Policlínica do Boa Vista e presta atendimento especializado em patologia do colo uterino e mastologia, além de suporte integral por meio de uma equipe multidisciplinar.

Além disso, a Secretaria da Saúde tem outras dez obras em andamento, com um investimento de R$ 36,3 milhões.

“Em muitas das UBSFs que entregamos e nas que estão em obras temos implantado a Vila da Saúde. Esse é um diferencial que auxilia e beneficia toda a comunidade, pois investimos em ambientes para a promoção da saúde. Essa questão é uma prática que vem sendo pensada nacionalmente no SUS, na importância de promover a saúde e não focar apenas em tratar as comorbidades”, reforça a secretária.

Obras em andamento

– UBSF Ulysses Guimarães – R$ 1.350.328,33
– UBSF Glória – R$ 4.278.937,53
– UBSF Nova Brasília – R$ 3.272.781,58