Saúde de Joinville realiza Campanha de Multivacinação com foco no público de 0 a 15 anos

Publicada em 11/10/2023 às 16:09
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

De 16 a 27 de outubro, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade, garantindo a proteção contra doenças imunopreveníveis.

Durante a campanha, além do atendimento nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), a Secretaria da Saúde vai intensificar a vacinação com ações especiais.

Entre elas está a utilização da Unidade Móvel de Vacina para atender comunidades de localidades mais distantes.

Entre as equipes da SES, o Grupo de Trabalho da Imunização vai realizar rodadas de sensibilização para que os profissionais das UBSFs abordem os usuários que acessam as Unidades em busca de outros serviços, para atualizar a situação vacinal.

Em parceria com a Secretaria da Educação (SED), os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão avisos sobre a campanha de vacinação e também via digital para os grupos de pais. A importância da campanha será reforçada, ainda, nas pautas dos Conselhos de Saúde.

De acordo com números da Secretaria da Saúde, em Joinville a cobertura vacinal das crianças menores de 1 ano é de 86,7%. Já entre as crianças de 1 ano de idade, a cobertura vacinal é de 87,5%.

Os índices de cobertura mais críticos estão entre as crianças de 4 anos, cuja cobertura total é de 74%. Nesse público, a cobertura do 2º reforço da vacina contra a pólio é de 68,8%; e o 2º reforço da DPT/Penta, que garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta, é de 74%.

Dia D da Vacinação

No dia 21 de outubro (sábado), será o Dia D da Campanha de Multivacinação. Nessa data, todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville estarão abertas ao público das 8h às 17h com o serviço de imunização.

Excepcionalmente nesta data, a UBSF Jativoca também terá vacinação. Nos outros dias, os usuários da região podem se dirigir à UBSF Nova Brasília.

Durante a Campanha de Multivacinação, o atendimento para vacinas acontece normalmente em todas as UBSFs, ou seja, durante todo o horário de funcionamento das Unidades. Mas o usuário deve chegar ao local até 30 minutos antes do horário de fechamento.

A relação completa das Unidades e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).

Embora o público-alvo da campanha seja crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, pessoas de outras faixas etárias que precisam atualizar suas cadernetas podem buscar atendimento nas UBSFs.