Agosto Dourado é o mês de promoção e apoio ao aleitamento materno, e a Secretaria da Saúde de Joinville oferece uma programação especial no sábado (9), na Vila da Saúde Adelino Venturi, ao lado da UBSF Lagoinha, no Morro do Meio.
O evento gratuito e aberto ao público inicia às 9 horas e apresenta uma série de ações para fortalecer a saúde da mulher e da criança dentro da Atenção Primária, com iniciativas já desenvolvidas no município: o Programa Mama Nenê, o Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas e orientações de amamentação.
A partir das 10h20, o Mamaço reunirá mamães e bebês para um momento único de afeto, saúde e troca de amor. A programação também conta com o tradicional desfile com as mães representantes das unidades de saúde do município que estão amamentando, e a atividade de sling dance.
Além dessas atividades, haverá uma programação paralela com serviços gratuitos à população. Os Bombeiros Voluntários de Joinville estarão na Vila da Saúde prestando orientações sobre engasgos e primeiros socorros em bebês e crianças. Profissionais da Saúde também irão promover práticas como auriculoterapia, técnicas de massagem, shantalla, pintura de barriga e dicas de nutrição e alimentação saudável.
Agosto Dourado
As ações do Agosto Dourado integram a Semana Mundial da Amamentação, em parceria com a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). Neste ano, a organização tem como tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, que reforça o leite materno como fonte sustentável de alimento, além de um ato de cuidado que contribui para um futuro mais justo e saudável.
O leite materno beneficia a saúde da mãe e do bebê e é crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança, com benefícios ao longo de toda a vida. O Ministério da Saúde preconiza que o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno, até os seis meses de idade, e recomenda a amamentação até dois anos ou mais.