Saúde de Joinville otimiza serviços com reforço no atendimento infantil

Publicada em 06/04/2023 às 11:32
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quarta-feira (5/4), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), iniciou a operação da Unidade de Apoio para Atendimento Infantil, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) João Costa (rua José Fernandes Dias, 129 – João Costa). No primeiro dia de funcionamento, foram atendidas 34 crianças.

A medida tem o objetivo de reduzir a sobrecarga de atendimentos infantis que vêm sendo registrada nos últimos dias, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e no Hospital Infantil.

“Esse novo ponto de atenção vai melhorar os tempos de espera de atendimento, proporcionando mais comodidade”, afirma o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke.

De acordo com ele, a escolha da UBSF João Costa para a implantação Unidade de Apoio para Atendimento Infantil deve-se à sua localização estratégica, próximo à UPA Sul, bem como pela grande demanda de atendimentos da região Sul a outros serviços de saúde do município.

Para o atendimento infantil, a UBSF João Costa instalou três consultórios médicos, com atendimento por livre demanda para pacientes de até 14 anos, com casos leves. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Vale destacar que os demais atendimentos gerais da UBSF João Costa permanecem os mesmos.

Resultados positivos

Além do reforço na UBSF João Costa, desde o dia 22 de março, a Secretaria da Saúde de Joinville ampliou a escala de pediatria nas UPAs Leste e Sul.

A efetividade das iniciativas já pode ser observada com resultados consistentes. Na manhã desta quarta-feira (5/4), o tempo de espera para atendimento infantil na UPA Sul era de 52 minutos.

Agilidade no atendimento

Mesmo residindo no bairro Comasa, a atendente de call center, Tassiane Marian aproveitou a Unidade de Apoio para Atendimento Infantil da UBSF João Costa para consultar seus dois filhos Samuel, de 11 anos, e Maverick, de 2 meses de idade, que estavam com sintomas gripais.

Para ela, o deslocamento valeu a pena: “Ontem levei as crianças na Unidade de Saúde do meu bairro e eles informaram que a partir de hoje haveria atendimento aqui. Eu achei bem melhor do que levar em outros lugares, como no Hospital Infantil ou na UPA Leste, onde tem muita gente, inclusive adultos”, relata Tassiane.