Saúde de Joinville orienta sobre sintomas e onde buscar atendimento em caso de dengue

Publicada em 11/05/2022 às 16:10
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Com o aumento na quantidade de pessoas diagnosticadas com dengue, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os principais sintomas da doença e quais os sinais que o estado de saúde do paciente está piorando.

Os sintomas mais comuns de dengue são febre, dor no corpo, dor nas articulações ou nas juntas, dor na cabeça ou no fundo dos olhos, e em alguns casos, vermelhão no corpo e coceira.

O médico infectologista da Rede Municipal de Saúde, Marcelo Mulazani, orienta sobre como agir ao perceber que pode ter sido infectado com a dengue.

“Principalmente não se automedicar, porque algumas medicações podem interferir na doença e fazer com que ela piore. Então, sempre que tiver sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico que vai indicar qual o melhor tratamento. Antes da consulta e depois, fazer hidratação porque a dengue faz com que o paciente perca bastante líquido”.

Entre os medicamentos não indicados estão anti-inflamatórios como Aspirina, Ácido Acetilsalicílico, Nimesulida, Ibuprofeno, Cetoprofeno e Diclofenaco.

“Como eles são anti-inflamatórios, têm um mecanismo que acaba fazendo uma atuação dentro do vaso sanguíneo e isso pode facilitar que o líquido que está dentro da veia extravase, aumentando a chance de fazer sangramentos”, explica o médico.

Alguns sinais indicam uma piora no quadro de saúde e a necessidade de voltar ao médico. Por isso, os pacientes devem ficar atentos a sintomas como náuseas ou vômitos, dor abdominal, presença de tontura ou desmaio, algum tipo de sangramento, mesmo pequeno, no nariz ou na gengiva, além da diminuição do fluxo urinário e falta de ar. Em crianças, a irritabilidade e sonolência também devem ser observados.

“Um sintoma muito importante é a falta de ar. Dengue na fase inicial não tem sintoma respiratório. Quando o paciente tem falta de ar, significa uma evolução da doença. Outra coisa que é comum na forma mais grave é a tontura e até mesmo o desmaio. O sinal de alerta é quando você está sentado, levanta e fica tonto”, esclarece o médico.

Segundo o infectologista, a diferenciação entre gripe ou resfriado e dengue, na fase inicial, é justamente a ausência dos sintomas respiratórios. “Dengue não faz coriza, dengue não faz dor de garganta. Então se está com dor no corpo e febre e não tem sintoma respiratório, há possibilidade de dengue. Nas formas mais tardias, quando já tem um diagnóstico de dengue e começou o sintoma respiratório, pode ser uma piora de caso e merece avaliação médica, reforça o doutor Marcelo.

Onde buscar atendimento médico

A orientação é que ao apresentar dois ou mais dos sintomas de febre, dor no corpo, dor nos olhos, náusea/vômito, dor de cabeça, manchas vermelhas ou roxas no corpo, o paciente vá até uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF).

Se tiver dois ou mais dos sintomas relacionados e também vômito persistente ou dor no abdômen forte e contínua ou sangramento, procure as UPAs Sul e Leste ou o PA Norte.