Saúde de Joinville orienta sobre como eliminar focos do mosquito da dengue em quintais e residências

Publicada em 30/03/2023 às 10:13
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta semana, a Prefeitura de Joinville iniciou uma campanha convidando a população para aderir ao Mutirão Joinville Contra a Dengue, que será realizado em todas as regiões da cidade, no sábado (1º/4). A campanha está sendo exibida em veículos de comunicação com grande alcance e também nas redes sociais da Prefeitura.

“No sábado, vamos estar unidos nessa estratégia do mutirão, mas é importante ressaltar que esse é um trabalho contínuo e que envolve toda a população. Os alunos também vão receber um material educativo para levar para casa e ajudar nesse combate ao Aedes aegypti. Além disso, nosso time mantém o foco total nas ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito”, reforça o prefeito Adriano Silva.

Entre as estratégias que podem ser adotadas pela população está o “10 minutos contra a dengue”. Na prática, o material orienta sobre as ações que cada um pode ter para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

A última edição do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) apontou que a maior quantidade de focos do mosquito está nos quintais das residências em Joinville. Por isso, todo joinvilense está convidado a fazer uma vistoria no quintal de casa.

“Chamamos de 10 minutos contra a dengue, porque realmente é esse o tempo que o morador precisa dedicar por semana para fazer a vistoria ao redor da sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito. As medidas são simples e com elas é possível manter o mosquito e a dengue longe da família e de toda a comunidade”, explica Andrei Kolaceke, secretário da Saúde de Joinville.

O primeiro cuidado é eliminar do quintal, terreno ou residência, todo tipo de lixo, entulhos e recipientes que possam acumular água. Isso vale para objetos de todos os tamanhos, desde tampinhas de garrafa, partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros, entre outros. Pneus velhos e outros objetos devem ser guardados em locais secos e abrigados da chuva.

Outras medidas também devem ser adotadas:

– Caixas de água vedadas
– Calhas totalmente limpas
– Galões, toneis, poços, tambores bem fechados
– Pneus sem água e em lugares cobertos
– Garrafas vazias e baldes com boca para baixo
– Ralos limpos e com tela
– Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água
– Pratos de vasos de planta com areia até a borda
– Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
– Vasos sanitários sem uso sempre fechados
– Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças de água
– Piscina deve ter a água tratada com cloro e estar coberta
– Verifique e faça a troca de água de fontes

No site da Prefeitura de Joinville, está disponível um cartaz com um checklist para anotar as datas em que a vistoria foi realizada. Ele pode ser acessado digitando na barra de busca “10 minutos contra a dengue” ou diretamente no link: bit.ly/DezMinutosContraDengue.