Saúde de Joinville ganha reforço com novos profissionais do Programa Mais Médicos

Publicada em 26/09/2023 às 08:24
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta segunda-feira (25), 13 profissionais participantes do Programa Mais Médicos que atuarão na Atenção Primária de Joinville, participaram do acolhimento realizado pela Secretaria da Saúde.

No encontro, os profissionais contratados receberam orientações gerais sobre a estrutura institucional da Prefeitura de Joinville e da Secretaria da Saúde, e tiveram contato com coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) onde irão atuar.

Os profissionais fazem parte do grupo de 21 médicos da Estratégia de Saúde da Família que tiveram a contratação aprovada pelo Ministério da Saúde para Joinville.

Os médicos recém chegados passaram pelas etapas de seleção, classificação, regularização e, agora, estão devidamente homologados pelo Ministério da Saúde e aptos a ocuparem seus cargos em diferentes UBSFs. Juntos, esses profissionais serão responsáveis pela realização de aproximadamente 4,1 mil consultas mensais.

“Esses médicos da Estratégia de Saúde da Família irão contribuir oportunizando a ampliação e adequação das equipes, melhorando a capacidade de acesso dos serviços à comunidade joinvilense”, afirma a diretora executiva da SES, Marlene Bonow Oliveira.

Em relação às Unidades para as quais os médicos serão designados, a diretora explica: “Eles atuarão em 13 UBSFs divididas em várias regiões, naquelas onde foram mapeadas dificuldade de fixação de profissionais e maior vulnerabilidade, dentro das expectativas e diretrizes do Ministério da Saúde”.

Contribuição e oportunidades

Vindos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Piauí, Ceará, Paraná, além de outros países como Chile e Cuba, e também, de Joinville, os profissionais que ingressam na Atenção Primária do município já atuaram no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive pelo Programa Mais Médicos.

Natural de Paranavaí (PR), o médico Marcos Venícius Danelute veio para Joinville em busca de novos desafios e oportunidades. As boas referências que recebeu de amigos e familiares, influenciaram a opção por Joinville.

“Fomos muito bem acolhidos pela Secretaria da Saúde de Joinville e pelos profissionais. Temos familiares e amigos que vieram para Joinville e falam que é uma cidade receptiva e com oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Minha expectativa é obter novos desafios e ajudar no desenvolvimento da saúde do município”, afirma Danelute.