Saúde de Joinville faz bloqueio vacinal em cães e gatos de localidade do Paranaguamirim

Publicada em 07/08/2023 às 17:52
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta segunda-feira (7), teve início o bloqueio vacinal contra a raiva em cães e gatos de uma localidade do bairro Paranaguamirim, na Zona Sul da cidade. A ação é realizada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE).

No último dia 31 de julho, a equipe da Vigilância Ambiental de Joinville recebeu a confirmação de um caso de raiva canina na região e iniciou uma série de ações para conter a disseminação da doença.

O primeiro passo é o acompanhamento das sete pessoas que tiveram contato com o animal, incluindo tutores, pessoas próximas e os profissionais da clínica veterinária que atenderam o caso. As sete pessoas passam bem.

A segunda etapa, iniciada nesta segunda-feira (7), é o bloqueio vacinal cães e gatos que vivem em um raio de 300 metros do local em que o caso foi identificado.

Para esta ação, foram recebidas 3 mil unidades de vacinas, bem como os insumos necessários para a aplicação. A equipe envolvida na atividade é composta por 15 pessoas, que percorrem a região mapeada aplicando o imunizante em cães e gatos.

Confirmação do caso

No dia 21 de junho, a equipe da Vigilância Ambiental recebeu a notificação de uma clínica veterinária sobre um caso suspeito de raiva em um cão, macho, de 8 meses, nas imediações da rua José Jorge Alberto, no Paranaguamirim.

O tutor do animal relatou a suspeita de ataque de um gambá, já que o cão apresentava lesão compatível. Com o óbito do animal, foi realizada coleta do material e enviada para análise laboratorial.

Em 31 de julho, foi confirmado o diagnóstico de raiva e, imediatamente, iniciado um plano de ação para conter a disseminação da doença, conforme protocolo para o caso.