Saúde de Joinville capacita profissionais para atendimento às vítimas de violência sexual

Publicada em 15/03/2023 às 18:42
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e a Comissão Aconchegar, realizaram duas capacitações sobre o Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

As formações foram direcionadas aos profissionais e servidores da SES que atuam no atendimento às pessoas vítimas de violência.

De acordo com Fabiane Farikoski, assistente social do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes da Vigilância Epidemiológica da SES, o objetivo da iniciativa é aprimorar, qualificar e humanizar o atendimento a essa população.

“Um dos principais desafios no atendimento às vítimas de violência sexual é divulgar o Protocolo de Atendimento. A Comissão Aconchegar é intersetorial e todos os envolvidos no processo de atendimento precisam conhecer o papel de cada serviço”, afirma Fabiane que também é coordenadora da Comissão, grupo responsável pela revisão e acompanhamento do Protocolo.

A Comissão Aconchegar é formada por órgãos da Prefeitura de Joinville (Conselho Tutelar, Secretaria da Saúde, Educação, Assistência Social e Proteção Civil e Segurança Pública), Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), Polícia Científica, Polícia Militar, Coordenadoria Macrorregional de Saúde, Coordenadoria Regional de Educação de Joinville, Ministério Público, maternidade e hospitais públicos.

Instituído no município em 2009, o Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual visa nortear o atendimento à população vítima de violência sexual e suas famílias, de forma humanizada, qualificada e integrada, evitando a revitimização.

Entre as ações contempladas pelo Protocolo estão a divulgação da rede de serviços e os fluxos de atendimento; o fortalecimento de ações intersetoriais, respeitando as atribuições e competências de cada órgão; a humanização e a efetividade no atendimento às vítimas, considerando aspectos técnicos, éticos e legais. O documento está disponível no link.

Números em Joinville

De acordo com números do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde (MS), em Joinville, foram notificados 174 casos de violência sexual, em 2022.

Embora seja o maior número registrado desde o ano de 2020, não é possível concluir se houve aumento nos casos de violência ou, apenas, se houve mais notificações.

Neste ano, já foram registradas 19 notificações de violência sexual, em Joinville.

Onde denunciar e buscar atendimento

Situações de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas de diferentes formas, com atendimento em diversos serviços públicos.

Para casos de violência aguda (que ocorreram há menos de 72 horas), deve-se encaminhar a criança ou adolescente aos hospitais de referência.

Em Joinville, ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (até 15 anos de idade), Hospital Municipal São José, Hospital Bethesda, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Maternidade Darcy Vargas, Unidade de Pronto Atendimento – PA Norte e UPAs Leste e Sul (adolescentes com 16 anos ou mais).

Já para situações de violência sexual crônica, a vítima deve ser encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e ao CREAS. Além disso, o Conselho Tutelar também é notificado.

Vale destacar, ainda, que o Disque 100 recebe denúncias anônimas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), pelo telefone 3481-3628.