São José é o primeiro hospital público brasileiro a receber certificação internacional para atendimento de AVC

Publicada em 23/09/2021 às 16:54
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

O serviço de AVC do Hospital Municipal São José de Joinville recebeu o certificado de qualidade de atendimento da organização internacional World Stroke Organization. O São José é o primeiro hospital público brasileiro a receber a certificação.

“Com esse reconhecimento, o paciente do Hospital São José tem a garantia de que recebe um tratamento de primeira linha, com as melhores práticas médicas no atendimento do AVC, com evidência científica”, afirma o médico Alexandre Luiz Longo, coordenador da neurologia do Hospital São José.

Uma equipe de neurologistas e enfermeiros, especialistas em AVC, esteve em Joinville em agosto para conhecer o trabalho desenvolvido no hospital São José. Foi uma espécie de auditoria, em que avaliaram toda a linha de cuidado, onde o paciente fica internado, prontuários, normas, equipamentos, protocolos de atendimento, pessoal necessário e check list da alta do paciente.

Para o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, as informações geradas com esse serviço vão ser utilizadas para aprimorar a rede de saúde e diminuir casos de AVC na cidade. “É com muita satisfação e orgulho que nós recebemos a certificação do hospital São José como centro de referência em AVC. Isso vem só a coroar o trabalho de excelência que é feito pelos nossos profissionais do hospital, de toda a equipe do AVC, um time muito qualificado”, avalia Jean.

São diversos os procedimentos que envolvem o atendimento em AVC. Além de médicos e enfermeiros, há o trabalho de outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais, que compõem a equipe multidisciplinar.

“É um atendimento complexo e o Hospital São José é um centro de referência que oferece tratamento para todos os tipos de casos. O serviço foi certificado como centro avançado de AVC onde são atendidos pacientes com todos os níveis de complexidade da doença e realizando todos os procedimentos necessários ao atendimento”, conta Alexandre.

Em maio deste ano, o Joinvasc foi o campeão do Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde deste ano. Além do prêmio principal, o programa também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.

Números comprovam a evolução no tratamento de casos de AVC

Desde que foi iniciado pela Prefeitura de Joinville, na década de 1990, o programa público de tratamento de AVC de Joinville (Joinvasc) conquistou importantes resultados com a prevenção e tratamento da doença e conseguiu reduzir 37% a incidência de casos.

Hoje, o Hospital São José atende a mais de 80% dos pacientes que sofrem um acidente vascular cerebral, em Joinville.

De acordo com números do Joinvasc, na década de 1990, de cem pacientes que sofriam um AVC, 26% vinham a óbito após um mês do evento. Em 2005, esse número caiu para 21%; em 2010, para 15,5% e, atualmente, o índice de mortalidade por AVC é de 11,1%.

“Esse processo de certificação é contínuo. Agora temos a responsabilidade de manter e melhorar ainda mais essa qualidade de atendimento”, reforça o neurologista.

Compartilhe

Skip to content