Sábado é dedicado para ações de combate à dengue em Joinville

Publicada em 18/03/2024 às 11:45
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

O sábado (16), foi de atividades intensas para prevenção e combate à dengue em Joinville. Onze Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estiveram abertas pela manhã para vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos com o imunizante que protege contra a doença. Ao todo, 315 pré-adolescentes foram vacinados.

Durante a semana, a imunização continua sendo oferecida em todas as UBSFs de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Para receber o imunizante, um adulto responsável pelo adolescente deve acompanhá-lo até a UBSF e apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável. Não é necessário agendamento. A orientação é chegar aos locais de vacinação meia hora antes do encerramento das atividades. Os horários podem ser consultados no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/UBSFJoinville).

Mutirão no bairro Iririú recolhe 16 toneladas de entulhos

Também durante a manhã de sábado, cerca de 150 pessoas, entre servidores públicos e voluntários, participaram de um mutirão de combate à dengue no bairro Iririú. Foram feitas 941 visitas em residências e comércios, em 43 ruas do bairro.

Ao todo, o grupo conseguiu eliminar 16 toneladas de entulhos que poderiam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Também teve blitz educativa, com a entrega de material orientativo sobre os “10 minutos contra a dengue” em cerca de 2 mil veículos.

Segundo a organização do mutirão, o fumacê foi aplicado em uma área que abrange aproximadamente 600 residências. Além disso, em três locais onde os recipientes que podem ser possíveis criadouros não puderam ser eliminados, a equipe técnica realizou a aplicação de um produto químico que impede o desenvolvimento da larva.

Participaram da ação servidores da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Bombeiros Voluntários, Guardas Municipais, 62º Batalhão de Infantaria do Exército, Grupo de Resgate em Montanhas, Conselhos Comunitários de Segurança, Grupo de Escoteiros, Conselho Local de Saúde, servidores da Unidade Básica de Saúde da Família Leonardo Schilickmann, Unidade Regional de Obras Leste, Vigilância Sanitária, Associação de Moradores, Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

A Prefeitura de Joinville mantém diariamente as ações de prevenção à dengue e reforça a solicitação para que todos os moradores auxiliem no trabalho de eliminação dos locais e objetos que podem acumular água, evitando que o mosquito encontre esses espaços para o depósito dos ovos.

Com apenas 10 minutos, é possível fazer uma vistoria em terrenos, seja em residências ou espaços comerciais, para verificar se há risco de proliferação do mosquito. No site joinville.sc.gov.br/dengue estão disponíveis os materiais informativos que podem ser usados por todas as pessoas, inclusive um checklist indicando os pontos que devem receber atenção especial.