Rua São Paulo recebe obras de melhoria na rede de água

Publicada em 04/04/2023 às 19:20
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville inicia, nesta quarta-feira (5/4), uma sondagem da rede de abastecimento na rua São Paulo, bairro Floresta. Após a execução do serviço, serão realizadas trocas de ramais e também a implantação de uma nova rede de água de polietileno de alta densidade (PEAD), material mais flexível e resistente a rupturas em relação à tubulação convencional.

As melhorias ocorrem antes da requalificação asfáltica a ser executada pela Prefeitura de Joinville, com o objetivo de evitar recortes no pavimento. As obras não devem impactar o abastecimento de água do bairro. Haverá interdições de trânsito pontuais, em sua maioria parciais, durante a realização dos serviços.

As trocas de ramais também estão sendo executadas em outras vias da região. Na rua Barra Velha, o trabalho já foi iniciado e deve ser concluído nesta semana. Na rua Guarujá, a previsão é que as trocas de ramais tenham início já nesta quinta-feira (6/4). À medida que a Companhia finaliza sua parte, a Prefeitura inicia o serviço de requalificação de pavimento e as obras de drenagem nas ruas.

O investimento da Prefeitura de Joinville nas obras de requalificação de três ruas da Zona Sul vai ser superior a R$ 12 milhões e vai contemplar 3,5 quilômetros de pavimentação das ruas São Paulo (trecho entre a Monsenhor Gercino e a Simão Kruger), Barra Velha (trecho entre a São Paulo e a Santa Catarina), e Guarujá (trecho entre a São Paulo e a Barra Velha).

Compatibilização de obras é realizada desde 2021

Quando uma rua vai ser pavimentada, pela Prefeitura ou por iniciativa comunitária, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa a Águas de Joinville. A partir daí, a Companhia toma as providências para realizar as obras na rede.

Esse trabalho de compatibilização das obras é uma ação conjunta da Companhia com a Seinfra para que locais que vão receber obras de requalificação passem antes por melhorias na rede, evitando que ocorram após a conclusão da requalificação.

Desde 2021, a Companhia intensificou a execução de obras considerando o cronograma de pavimentação da Prefeitura. A compatibilização já foi realizada nas ruas XV de Novembro, Albano Schmidt, Helmuth Fallgatter, João Pessoa, Tenente Antônio João e Blumenau, entre outras. A iniciativa ocorre, por exemplo, no trecho em obras do Eixo Copacabana.