Rua das Palmeiras passa por melhorias e recebe novas luminárias

Publicada em 14/03/2023 às 17:53
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), iniciou esta semana as obras de revitalização da iluminação da Rua das Palmeiras, no Centro. Toda a iluminação antiga vai ser trocada por LED de alta eficiência.

Mais de 60 luminárias serão substituídas na rua mais conhecida e um dos principais pontos turísticos de Joinville. Outra novidade é que as copas das árvores vão receber também uma iluminação especial.

Para iluminar as copas, a Unidade de Iluminação Pública da Seinfra projetou refletores que serão instalados nas vias laterais em frente às palmeiras. Esses postes irão receber a instalação de luminárias LED RGBW.

As novas luminárias são de alta eficiência o que vai trazer economia superior a 50% do consumo de energia elétrica por ponto de iluminação.

Outro benefício da revitalização da iluminação é que parte da infraestrutura vai ser removida dos canteiros de floreiras e será repassada por baixo das calçadas. A mudança pretende coibir os furtos de cabos de fios no local.

Hoje, as luminárias antigas ficam nos canteiros. Com a revitalização, as novas estruturas ficarão na própria via, o que vai facilitar a manutenção da estrutura e dos canteiros de paisagismo.

Durante a obra, os passeios da Rua das Palmeiras poderão ficar interditados. Nessa primeira etapa da revitalização da iluminação, o passeio central está fechado porque a empresa contratada trabalha na parte da infraestrutura geral do projeto. Na próxima etapa, com a instalação das novas luminárias, o passeio central será liberado, mas poderá haver interdições pontuais.

A previsão é que a obra de revitalização na Rua das Palmeiras com a troca das luminárias dure cerca de 45 dias.